Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Estácio oferece vacinação contra vírus da raiva nesta quinta-feira, 30

A ação tem parceria da secretaria municipal de Saúde de Boa Vista

Estácio oferece vacinação contra vírus da raiva nesta quinta-feira, 30
Fotos/Arquivo: O público-alvo são pessoas que trabalham com animais como cão e gato.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Centro Universitário Estácio da Amazônia promove nesta quinta-feira, dia 30, uma ação de vacinação humana contra o vírus da raiva, a partir das 9h, na Policlínica de Medicina Veterinária, no campus do bairro União.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Érika Aragão, explica que todo médico veterinário, por trabalhar com animais de todas as espécies e raças, precisa estar protegido para minimizar problemas com acidentes por mordedura ou arranhadura que transmitam zoonoses. “Sabendo disso, o CFMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) incentiva profissionais e alunos do curso a procurarem postos de saúde para tomar a vacina antirrábica”.

Por esse motivo, o público-alvo prioritário dessa ação de vacinação é de acadêmicos e professores dos cursos de Medicina Veterinária da Estácio e da UFRR (Universidade Federal de Roraima), além de pessoas que trabalham com animais como cão e gato. A secretaria municipal de Saúde de Boa Vista é parceira na ação.

No período de estágio nossos alunos têm contato direto com animais e, por consequência, com a doença, por isso viabilizamos essa vacinação”, disse ao explicar que a primeira dose será aplicada na Estácio e a segunda, como já estarão cadastrados no sistema, pelo Controle Municipal de Imunização (CMI), será aplicada em postos de saúde.

Érika esclareceu que são duas doses atualmente e, em seguida, é necessário fazer a titulação, que é a quantificação da concentração viral no organismo, para saber se a imunização funcionou ou se é preciso tomar uma dose mais.

A professora salientou que essa não é uma vacina de rotina, e é aplicada apenas aos que tem vivência com o grupo de animais que podem transmitir a doença. Os interessados precisam portar carteira de vacinação e CPF.

FONTE/CRÉDITOS: Alexsandra Sampaio
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)