No dia 19 de fevereiro, segunda-feira, o Escritório de Boa Vista do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) promoveu uma jornada de agendamento dedicada ao setor de documentação, com o objetivo de oferecer suporte à população migrante na obtenção de seus documentos essenciais.
Julliana Christ, Analista de Documentação do SJMR, explicou: "Aqui, nós trabalhamos com processos como autorização de residência, solicitações da condição de refúgio, renovações, segundas vias e outros. O setor de documentação não atende por demanda espontânea, apenas pessoas com agendamento prévio."
O serviço Jesuíta faz algumas exceções em casos de prioridade legal ou situações mais específicas e sensíveis, que são avaliadas pela equipe de proteção em meio de vida e, posteriormente, encaminhadas para atendimento no setor de documentação.
Os interessados podem ser informados sobre os agendamentos por meio de charlas diárias, realizadas presencialmente no Escritório de segunda a quinta-feira, às oito horas da manhã. Além disso, avisos são colocados no mural de aviso do escritório.
Julliana também informou que essas jornadas ocorrem a cada duas a três semanas. Nesta última jornada, foram atendidas 200 pessoas e os agendamentos foram estendidos até 06 de março. Após o agendamento, os mirantes serão atendidos pelo setor de documentação para os serviços mencionados e, posteriormente, encaminhados à Polícia Federal no Posto de Triagem e Interiorização (PTRIG), localizado no bairro 13 de setembro, em Boa Vista.
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