O Governo de Roraima iniciou, nesta segunda-feira, 9, o período de matrículas para o ano letivo de 2023 da rede estadual de ensino. São 22.697 novas vagas para escolas da capital, interior e indígenas.
Na manhã desta segunda, o atendimento foi dinâmico na Escola Raimunda Nonato Freitas da Silva, apesar do grande fluxo de pessoas. A unidade, no bairro Santa Tereza, em Boa Vista, oferta mais de 200 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental.
“Temos um diálogo aberto com os pais e há vagas na escola, então em relação às demandas, está tranquilo. Toda a equipe está empenhada, principalmente neste primeiro dia até o final da tarde, e por isso não há necessidade de aglomeração”, afirmou a gestora da escola, Elineuda Clara de Souza.
Com procura mais intensa, a Escola Maria Raimunda Mota de Andrade, no bairro Pintolândia, acolheu os pais ainda no domingo, 8. Nesta segunda-feira, minutos antes das 8h da manhã, as senhas foram entregues e os pais foram direcionados para o atendimento e entrega da documentação.
“Organizamos uma mesa de café para os pais, deu tudo certo, os pais estavam satisfeitos”, salientou a gestora da escola, a professora Márcia Rocha.
No interior do Estado, a movimentação também é tranquila nesta segunda-feira de matrículas.
Para as escolas localizadas nas zonas urbana e rural dos municípios estão sendo ofertadas 8.981 vagas, sendo 2.913 para o ingresso no 6° ano do Ensino Fundamental, 2.638 para a 1ª série do Ensino Médio e 3.430 para a EJA.
Para a educação escolar indígena foram disponibilizadas mais 6 mil novas vagas.
O secretário-adjunto da Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Semaias Alexandre, destacou que as instituições de ensino estão preparadas para atender a comunidade escolar.
“Todas as escolas estão orientadas a receber os pais da melhor forma possível para que todos tenham a tranquilidade de matricular seus filhos em uma escola pública. As escolas militarizadas também passam pelo processo, porém organizados por um cronograma. Caso não façam a matrícula no dia agendado, a vaga é disponibilizada para um novo aluno da fila de espera”, explicou.
Os 4.217 estudantes sorteados publicamente para os 20 colégios militarizados e para as escolas Euclides da Cunha e Lobo D’Almada também formalizam as matrículas durante esta semana conforme cronograma abaixo.
CARTÃO DE VACINA
Para efetivar a matrícula, os pais ou responsáveis devem dirigir-se às escolas pretendidas e efetuar a matrícula diretamente na secretaria da escola. É necessário apresentar cópia e original do histórico escolar ou guia/declaração de transferência; CPF do aluno (se tiver) ou RG, ou certidão de nascimento do aluno.
E ainda RG e CPF do pai, mãe ou responsável legal do aluno; comprovante de residência com CEP; cartão de vacina atualizado (não obrigatório); cartão do Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3x4 recentes.
Devido à pandemia de covid-19, a Seed orienta que os cartões de vacina sejam apresentados no instante da matrícula para posterior levantamento de dados sobre a vacinação dos alunos.
CENTRAL DE MATRÍCULAS
Se, no período de 9 a 13 de janeiro algum pai ou responsável não encontrar a vaga próxima de sua casa poderá contar com a Central de Matrículas que funcionará no antigo prédio da Escola Princesa Isabel, na Av. Silvio Botelho, n° 249 (antiga Escola Princesa Isabel, próximo ao terminal de ônibus), no Centro da capital.
Na Central, será identificada a escola mais próxima da residência do aluno e de lá o pai já sairá com o encaminhamento necessário para fazer a matrícula na instituição de ensino.
Comentários: