No último sábado (10), os fiéis do ministério diaconal estiveram em retiro no sítio Rainha da Paz, sentido município de Alto Alegre. Os diáconos foram convidados para o momento de oração depois de dois anos de formação.
A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e servir os bispos e presbíteros. Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. Vivaldo Barbosa, aluno da escola do diaconato da Diocese, falou do objetivo do encontro.
“Como o próprio nome diz, retiro significa afastar-se, afastar-se da cidade, das atividades cotidianas e fizemos isso para revisar como foi o ano e também para apertar ainda mais os laços de unidade que fomos construindo e neste caminhar da escola”, explicou o também contador da Igreja de Roraima.
Conforme Vivaldo, durante o retiro eles tiveram oportunidade de ler a Palavra, refletir e partilhar. Na ocasião, eles também aproveitaram momentos de lazer para fortalecer a caminhada de serviço ao povo de Deus.
“Foi uma experiência reconfortante e enriquecedora nesse tempo que estamos vivendo do advento em que nos preparamos para a chegada do nosso Senhor, o Natal de Jesus, o filho de Deus e filho de Maria”, disse Vivaldo. Em uma mensagem que representa os demais participantes do retiro, o futuro diácono contou estar feliz e agradecido a Deus, aos colegas da Escola de Diaconato, às esposas e à Igreja de Roraima que “acredita e espera de nós como servidores”.
O DIACONATO
O diaconato é, também, o sacramento da ordem, que os configura com Cristo, isto é, são servos de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da eucaristia, assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade, e também o ministro do batismo (Catecismo da Igreja Católica, 1570).
Comentários: