Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Utilidade Pública

Equipe feminina da Escola do SESI é destaque em etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Etapa nacional reuniu as melhores equipes de todo o Brasil em São Paulo.

Equipe feminina da Escola do SESI é destaque em etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A equipe Engenheiras em Ação Girls conquistou premiação em participação na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento ocorreu em São Bernardo do Campo (SP), realizado entre os dias 17 a 22 de outubro.

A equipe formada pelas meninas do 8ª ano, Mariah Clara Artimandes Morais e Letícia Melo Rodrigues, levou o prêmio na categoria Robustez que é dado ao robô mais robusto e compacto de toda a competição.

Para o professor de educação tecnológica e técnico das equipes, Dennis Padilha, a premiação é um divisor de águas não apenas para o SESI, mas para a robótica de Roraima. “A premiação representa que temos o robô mais robusto e compacto de uma competição com nível nacional. São mais de mil equipes em todo o Brasil tentando uma vaga para essa competição e se classificam apenas 40 equipes no nível 1 e 2. Estou muito orgulhoso com os nossos resultados. Foram cinco dias de muito empenho e dedicação”, analisa o professor.

Nesta edição da OBR, a Escola do SESI teve também a participação da equipe Engenheiros em Ação e para chegar à etapa nacional, as duas equipes conquistaram o 1º lugar na categoria nível 1 voltada para estudantes do 1ª a 8ª ano do Ensino Fundamental e nível 2 voltada para estudantes do 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental, além de todos os anos do Ensino Médio ou Técnico.

As competições na OBR simulam um desastre natural onde o robô tem que fazer o resgate de vítimas representadas por bolas de isopor. As arenas onde os robôs disputam possuem obstáculos, rampas e uma área de resgate. O robô tem que fazer tudo autonomamente, sendo que as diferenças entre o nível 1 e 2 é o nível da precisão exigido do robô quando ele vai deixar as vítimas dentro da área de resgate.

O professor de educação tecnológica e técnico das equipes, Dennis Padilha, analisa a atuação das equipes sesianas em São Paulo. “Elas foram ótimas nas apresentações dos robôs e diário de bordo. Onde apresentaram o manual completo de montagem do robô, mas tivemos algumas dificuldades nas arenas devido ao grande número de rampas. Mas esses resultados só demonstram que estamos no caminho certo para em breve estarmos entre os melhores. Só em estar em uma competição desse nível é uma realização e trazer um prêmio de nível nacional já é quase um sonho”, afirma Dennis.

Olimpíada Nacional de Robótica

A OBR é uma olímpiada científica com foco na robótica e busca incentivar os jovens a busca pela carreira cientifico-tecnológica. A competição possui duas modalidades: a Prática e a Teórica com atividades por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A modalidade prática acontece através de eventos/competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final nacional realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR), além de congressos e simpósios na área de tecnologia.

FONTE/CRÉDITOS: SESI RR Ascom
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)