No último sábado (18), a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, escreveu um capítulo emocionante em sua trajetória no mundo da robótica ao se destacar no Torneio Regional First Lego League (FLL) realizado em Manaus, no Amazonas. A equipe I’ ROBOT, composta por 16 alunos do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista, alcançou feitos notáveis em sua estreia na competição.
O grande destaque foi a conquista da Equipe I’ ROBOT na categoria Champions Award, garantindo sua passagem para a etapa nacional do torneio, que será realizada em Brasília, no Distrito Federal, de 28 de fevereiro a 02 de março de 2024. Entre as 39 equipes participantes, os talentosos alunos do CCTI se destacaram, mostrando a força e o potencial da educação em Boa Vista.
O secretário municipal de Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI), Antonio Celso, expressou sua emoção diante do feito da equipe. "Foi emocionante! Nós vemos como nosso esforço na educação em Boa Vista é importante e traz resultados positivos. A robótica pode unir pessoas, dar novas visões e ajudar na vida. Várias crianças que estavam lá são de escola pública e estão tendo na robótica a oportunidade de ter um crescimento pessoal e profissional no futuro", destacou.
Além da classificação da equipe I’ ROBOT, a competição também testemunhou o brilhantismo da equipe Lego Creators, que conquistou a 1ª colocação no design do robô. Jorge Amorim, membro da equipe, expressou sua felicidade pelo prêmio inédito. "Eu estou muito feliz, conseguimos o primeiro lugar em design do robô, através de muito esforço. Nenhuma equipe do CCTI havia conseguido esse troféu antes", declarou Amorim.
O Torneio First Lego League desafiou estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, promovendo a integração entre as artes e as tecnologias. Além disso, os grupos realizaram um estudo temático da capital roraimense, apresentado em pitch durante o torneio, evidenciando suas habilidades de organização, planejamento e trabalho em equipe.
A integrante da equipe I’ ROBOT, Bruna dos Santos, compartilhou sua gratificante experiência: "Nos esforçamos muito para participar e dar o nosso melhor. Voltamos para casa com a sensação de dever cumprido e ansiosos para a próxima etapa." O sucesso das equipes de Boa Vista não apenas enche de orgulho a comunidade local, mas também destaca o potencial e o talento dos jovens estudantes na área da robótica, prometendo um futuro brilhante para a educação tecnológica na região.
Comentários: