Mães, pais, responsáveis por crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e profissionais que atuam diretamente com este público receberam, em cerimônia na noite desta sexta-feira (3) no Plenário Valéria Caldas de Magalhães, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), os certificados de participação em palestras e capacitações promovidas pelo Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, do Programa de Atendimento Comunitário (PAC).
As atividades integraram a programação do mês de conscientização sobre o TEA, o Abril Azul. De forma gratuita, com dinâmicas de inclusão e abordagem aos direitos dos autistas, o Centro de Acolhimento promoveu quatro turmas de “Treinamento de Primeiros Socorros com Ênfase em Criança Autista” e as palestras “O Trabalho Educacional com a Pessoa com Autismo: Identificação e Intervenção” e “Direitos dos Autistas e dos Pais dos Autistas”.
A professora auxiliar de balé Samara Amorim da Silva, preocupada em ampliar os conhecimentos em primeiros socorros, participou de uma das quatro turmas oferecidas pelo Teamarr. O treinamento vai ajudá-la a saber como agir durante uma emergência.
“Hoje em dia, todos nós devemos ter um curso para salvar uma vida. Aprendi como salvar uma criança e um adulto também, como agir na hora do engasgo com esta pessoa”, destacou.
Todos os certificados foram entregues pela presidente do PAC, deputada Angela Águida Portella (Progressistas). A parlamentar agradeceu a disponibilidade e a força em aprender para valorizar cada vez mais as lutas pelas pessoas com TEA, com síndromes e outros transtornos de neurodesenvolvimento.
Cerca de 120 pessoas participaram do treinamento de primeiros socorros, algo visto pela deputada como positivo para ações diante das dificuldades. “Para que elas tenham mais segurança e manejo na hora de agir, para que tenham essa tranquilidade diante de uma necessidade maior, hoje entregamos esses certificados. Houve uma procura muito grande e vamos continuar fazendo esse trabalho o ano todo, algo permanente lá no Teamarr”, adiantou Angela Águida Portella.
A manicure Nubia Delgado Zurita percorreu mais de 220 quilômetros de Pacaraima a Boa Vista para prestigiar a solenidade. Mesmo sem participar diretamente das capacitações, a mulher, que é fundadora do Grupo de Mães de Crianças Autistas Pacaraima/Santa Elena de Uairén, aproveitou para tirar o RG e a carteira de autista do filho.
“[O Teamarr] é uma instituição muito organizada e com uma equipe excelente. Estou com outras mães, nos sentimos guerreiras com nossos filhos e temos apoio desta instituição em Roraima”, falou.
Conforme o administrador do Centro de Acolhimento, Erbesom Silva, as expectativas foram superadas. Segundo ele, a procura pela primeira turma motivou o Teamarr a abrir mais vagas para atender à crescente demanda de familiares e profissionais em busca de ensinamentos sobre primeiros socorros.
“Quero frisar que durante o mês de abril tivemos uma intensificação das ações, mas que vamos continuar durante todo o ano e assim vamos capacitar cada dia mais”, garantiu.
O Teamarr, destinado a atender pacientes com o transtorno e outras condições atípicas do neurodesenvolvimento, funciona na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
No local, é possível encontrar apoio com equipe multidisciplinar para auxiliar no diagnóstico de pessoas com condições atípicas, avaliação comportamental e instrução pelos caminhos nos quais as famílias precisam seguir para chegar ao laudo para autismo ou outro transtorno. Para quem já tem o parecer médico, a instituição oferta atendimento especializado.
Texto:
Comentários: