Depois do sucesso em Boa Vista, foi a vez de Caracaraí, a 140 quilômetros da capital, celebrar o amor e a união de 60 casais durante o Casamento Coletivo "Enfim, Casados!", um programa da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR). A cerimônia, realizada na tarde desta segunda-feira (20), integra o Maio Verde, programação especial em comemoração ao aniversário da instituição.
Desde o lançamento do projeto "Enfim, Casados!", mais de 800 casais já disseram "sim" em cerimônias realizadas em cinco municípios do estado. A iniciativa garante acesso ao reconhecimento legal da união, além de fortalecer laços com a comunidade e promover valores de união familiar e inclusão.
A cerimônia em Caracaraí foi repleta de emoção, com familiares e amigos presentes para testemunhar este momento especial. O evento foi realizado pela Defensoria Pública de Roraima, em parceria com a Prefeitura de Caracaraí, a Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e cartórios.
Entre os casais estava a secretária Luzinete Albuquerque Silva, 54, e a chef de cozinha Fabiane Alves de Oliveira, 41. Elas foram as primeiras a se inscreverem para o casamento coletivo. Luzinete conta que elas estão juntas há quase seis anos e sempre tiveram a vontade de oficializar a união, mas havia obstáculos, como a pandemia e outras questões pessoais. “Passamos por muitas coisas juntas, algumas boas e outras nem tanto, e sempre seguramos a mão uma da outra. Agora, com essa oportunidade, conseguimos realizar nosso sonho."
O subdefensor público-geral, Natanael Ferreira, falou com alegria sobre o evento, destacando a importância de levar essa ação para o interior. "A logística muda bastante, mas nos animamos com a resposta da comunidade. Trazer esse serviço com segurança para essas famílias é uma grande satisfação", afirmou.
A defensora pública Elceni Diogo, coordenadora do projeto "Enfim, Casados!", comemorou o sucesso da primeira edição em Caracaraí. "Com o casamento de hoje, a Defensoria Pública já se aproxima de 900 casamentos realizados desde o início do projeto no ano passado. Há uma grande expectativa por parte dos noivos, e casar é um sonho que muitos têm. Estamos felizes em poder realizar esse sonho para tantas pessoas", declarou.
A juíza Graciete Sotto Mayor, titular da Vara da Justiça Itinerante, destacou a honra de participar de um momento tão especial na vida dos casais. "A grande maioria está formalizando uma união que já existe, muitas vezes com filhos. É uma honra poder participar disso", disse.
O vice-prefeito de Caracaraí, Julinho Reis, também se dirigiu aos presentes, desejando bênçãos a todos os casais. "Quero que Deus abençoe cada um de vocês. Todos já são abençoados, mas vão ser muito mais a partir de agora", afirmou.
Enfim, Casados!
A iniciativa é uma forma de promover cidadania a casais que enfrentam dificuldades financeiras para oficializar sua união civil. Ao oferecer cerimônias de casamento coletivo de forma gratuita, o projeto garante o acesso ao reconhecimento legal de sua união, além de fortalecer laços com a comunidade e promover valores de união familiar e inclusão.
Em 2023, o projeto promoveu quatro cerimônias: em maio, 50 casais se uniram no município de Rorainópolis; em junho, 203 casais disseram sim em Boa Vista; em agosto, foi a vez de 121 casais celebrarem o amor em São João da Baliza; e em dezembro, 198 casais de estrangeiros oficializaram o Amor Sem Fronteiras. Recentemente, mais 252 casais foram unidos oficialmente em Boa Vista, totalizando 824 casais participantes do programa, até o momento.
Comentários: