O 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado no dia 13 de setembro, concedeu a honraria máxima para enfermeira do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR), Paula Lopes, que foi agraciada com o prêmio Anna Nery. A premiação é uma das mais importantes honrarias da área de saúde do país pela atuação profissional nas ações de atenção e cuidados ao paciente durante a pandemia da covid-19.
“Para mim foi uma surpresa quando fui convidada, e recebi [o prêmio] com muito orgulho. Eu fui representando o estado de Roraima e voltei trazendo [o prêmio] para todos os meus colegas técnicos, enfermeiros, auxiliares, parteiras, porque a enfermagem é uma só. É ela quem cuida, que está ao lado do paciente 24 horas”, afirmou Paula.
Ela fez parte da equipe de profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI 4), ambiente o qual já está familiarizada desde 2004.
“Quando a pandemia começou de fato, foi feita uma reunião para definir como seria o atendimento dos pacientes, quem iria ficar e quem não estaria seguro para atuar na UTI, até porque não havia uma obrigação, e nisso, eu optei por ficar, já que sou servidora na unidade desde 2004. Lá é a minha segunda casa e não seria da minha índole desistir”, afirmou.
A PREMIAÇÃO
O Prêmio Anna Nery é a honraria máxima concedida pelo Sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselhos Regionais de Enfermagem aos profissionais que se destacaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da Enfermagem brasileira.
As indicações foram propostas pelos plenários dos Conselhos Regionais e do Cofen, respeitando os requisitos estabelecidos pelas resoluções 601/2019 e 676/2021.
Este ano, a celebração de premiação foi realizada durante o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que ocorreu na cidade de Fortaleza (CE).
Comentários: