Em um movimento pioneiro na região, a Radio Monte Roraima FM deu um grande passo em direção à sustentabilidade. Nos últimos meses, a emissora submeteu-se a uma reestruturação significativa com a reinauguração em outubro de 2023, hoje anunciamos com orgulho a instalação de um sistema de energia solar de última geração.
A energia solar emerge como protagonista nessa nova fase da rádio, trazendo consigo não apenas uma fonte limpa e renovável de eletricidade, mas também um símbolo de compromisso com o meio ambiente e com a população.
As novas placas solares, já instaladas no prédio da emissora, são capazes de gerar 10.300 quilowatt ao mês em energia e suficiente para manter toda a operação funcionando sem interrupções. “É uma mudança que vai além da economia de energia. Estamos falando de um investimento no futuro do nosso planeta”, disse o diretor da rádio, Padre Luiz Butteon.
"Aqui na Rádio são 153 painéis, de 550 watts", informa George Miguel Gordani, proprietário da empresa SolarPrime, que realizou a instalação das placas solares na Rádio. "A instalação foi feita em 2 semanas e meia. E antes de iniciar a instalação, fizemos uma análise prévia com uma simulação para verificar se a geração seria suficiente, devido às árvores muito próximas dos telhados. O máximo cuidado é prioridade para nossa empresa, tanto para o prédio, o teto, como para a equipe que trabalhou com os devidos equipamentos de segurança, isso por conta do trabalho em altura." Detalhou.
Segundo George, a demanda por energia solar em Roraima é crescente: "A demanda em Roraima vai em aumento. Anualmente, a empresa consegue atender até 40 projetos no mínimo, de diversas complexidades. É observável que a tendência da população por instalar placas solares em suas casas segue em aumento."
A instalação das placas solares faz parte de um esforço mais amplo para modernizar a estação, que incluiu também a atualização de equipamentos e reestruturação do prédio em 2023. Com essa transformação, a Rádio Monte Roraima FM não só espera reduzir sua pegada de carbono, mas também inspirar seus ouvintes a adotarem práticas mais sustentáveis em suas próprias vidas.
Os benefícios ambientais e econômicos das placas solares são destacados por Gordani: "Os painéis têm uma garantia de 12 anos pelo fabricante e uma vida útil de aproximadamente 30 anos. Eles trazem muitos benefícios: 138.000 toneladas de CO2 evitadas em um ano, e só em 25 anos são evitadas 138.000 toneladas de CO2. Isso representa um grande benefício ambiental. O interessante é que todos os equipamentos instalados podem ser reciclados: alumínio e vidro. Quando acabar sua vida útil, podem ser retornados e transformados em outros painéis."
Financeiramente, as vantagens são significativas: "Com a produção de mais de 10.000 kilowatts mensais, tanto para o prédio da rádio quanto para o transmissor. Além do alívio energético, devido à inflação e ao fato de termos uma energia muito cara, utilizar uma energia limpa e não emitir gases poluentes é vital. O consumidor entende que, com essa economia, pode fazer mais investimentos em outros projetos."
Comentários: