A prova de redação do Enem deste ano pediu para os candidatos escreverem sobre o trabalho de cuidado que é realizado pelas mulheres. O tema proposto também afirmou que esse tipo de trabalho feminino é invisibilizado — e portanto, os candidatos deveriam escrever sobre um assunto sobre o qual não se fala muito nas conversas do dia a dia.
Ao abordar o tema na prova de redação, o Enem ofereceu ao público uma oportunidade de olhar com mais atenção para essa realidade que atinge a rotina de tantas mulheres em todo o país. Quem afirma é Laís Abramo, secretária nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento Social.
A secretária Laís Abramo destacou, ainda, que a invisibilidade dos trabalhos de cuidado sobrecarregam as mulheres. Essa sobrecarga atrapalha, e muitas vezes impede, que elas consigam exercer outras atividades fundamentais para a vida delas.
Em números nacionais, as mulheres dedicam, em média, quase dez horas por semana a mais do que os homens nos afazeres domésticos e no cuidado com crianças, idosos e pessoas com deficiência. Os números são do ano passado e foram levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Comentários: