No período de 5 a 8 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do regional Norte 1 reúne representantes das regiões do Amazonas e Roraima no Sesc Tepequém. Este encontro tem como objetivo central a discussão de temas para a região e sua população.
Entre os participantes está o arcebispo de Manaus e presidente do regional Norte 1, Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner . Ele expressou a importância do encontro. “Além de momentos de confraternização e lazer, o evento aborda questões administrativas e pastorais, com a presença especial de Dom Gilberto, Arcebispo do Maranhão, representando a Comissão Episcopal para a Amazônia”, disse.
“Em futuras reuniões, a questão indígena será abordada, e o encontro atual proporciona espaço para discutir temas relevantes, não apenas com a presença de bispos, mas também de religiosos, padres e indígenas”, completou.
Além do Cardeal Dom Leonardo, outros bispos marcam presença, sendo um deles Dom Gilberto Pastana, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia. Dom Gilberto enfatizou a escuta atenta aos bispos, reconhecendo as esperanças e dificuldades enfrentadas na realização da missão.
“O encontro não se limita apenas a discussões formais; há também momentos de espiritualidade e oportunidades para a troca de experiências pastorais. Os bispos terão a chance de compartilhar vivências, sucessos e desafios em suas dioceses”, disse Dom Gilberto.
Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo da Diocese de Roraima, destacou pautas importantes. “Sobre as pautas importantes, destacamos o regulamento regional e a articulação de diversos organismos na Amazônia. Vale destacar a necessidade de levar essas discussões para outras instâncias, como a CNBB e a Conferência Eclesial da Panamazônia”, disse Dom Evaristo.
O Bispo de Roraima destacou ainda as novidades do encontro. “Uma novidade no encontro deste ano é a entrada de três novos bispos, trazendo uma perspectiva renovada para as decisões e articulações futuras. A diversidade de bispos de diferentes ordens e regiões reforça o compromisso da CNBB em unir a Igreja Católica no Brasil, buscando soluções comuns para os desafios contemporâneos”, completou.
O evento promete ser um momento de diálogo fraterno, discernimento espiritual e fortalecimento da missão da Igreja diante dos desafios enfrentados pela sociedade brasileira contemporânea.
Comentários: