A Pré-Assembleia Sinodal Diocesana, da Diocese de Roraima, iniciou nesta sexta-feira (18), na Igreja Nossa Senhora da Consolata. O encontro com coordenadores de comunidades, pastorais, movimentos e serviços de toda a Igreja Católica no estado contou com um primeiro dia convidativo para a experiência dos próximos dias.
Todos os anos, os coordenadores diocesanos se encontram para refletir sobre o ano que passou e planejar o próximo. Desta vez, as lideranças estão reunidas no sínodo 2021-2023, com a comunhão da mesma fé, da mesma esperança e assumidos na mesma missão de caridade.
Para receber todos os convidados da Diocese no final da tarde desta sexta-feira (18), houve, em primeiro momento, o credenciamento e a acolhida. Por volta das 19h, foi realizada a abertura oficial da Pré-Assembleia, seguido do jantar de confraternização.
A participante da Pastoral da Pessoa Idosa e uma das responsáveis por registrar os acontecimentos da Pré-Assembleia, Albanira Cordeiro, acredita que o encontro de toda a Diocese é uma forma de crescimento humano e espiritual para cada liderança presente. A leiga falou da importância de sintetizar os três dias: “A gente vai escrever, vai registrar isso aqui [a reunião] para deixar para que futuros encontros sejam beneficiados e compartilhar”, explicou Albanira.
Padre Vanthuy Neto, representante da Reitoria Nossa Senhora Aparecida, disse que, a cada assembleia, o coração da Igreja se desperta, principalmente daqueles que participam do encontro. “A expectativa de sempre avançar no processo da evangelização. No fundo a assembleia e o Cristo nos empurram para ir e lançar redes em águas mais profundas. Descobri que juntos somos iluminados pelo Espírito Santo”, afirmou o padre no momento de acolhida.
A Pré-Assembleia Sinodal Diocesana vai até este domingo (20). A finalização do encontro contará com a recepção do Cardeal da Amazônia e Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner.
Veja mais fotos do primeiro dia de Pré-Assembleia - (Fotos de Líbia López)
Comentários: