Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Encontro dos Bispos do Regional Norte 1 de 3 a 7 de fevereiro em Coari: “Tempo de nos exercitarmos na colegialidade”

"será um momento sempre de crescimento para o nosso Regional, pensar as nossas igrejas e assim, com ânimo e esperança, continuar o caminho”.

Encontro dos Bispos do Regional Norte 1 de 3 a 7 de fevereiro em Coari: “Tempo de nos exercitarmos na colegialidade”
Foto reprodução: Pe. Luis Miguel Modino
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Coari acolhe de 3 a 7 de fevereiro de 2025 o encontro dos bispos do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1). Um encontro que será tempo de trabalho, “onde abordaremos alguns assuntos, e depois será um tempo de convivência, que é muito importante, nos encontrarmos, nos exercitarmos na colegialidade, rezarmos juntos, mas também podermos nos encontrar para um momento mais de lazer”, segundo o arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte1, cardeal Leonardo Ulrich Steiner. Ele sublinhou que “será um momento sempre de crescimento para o nosso Regional, pensar as nossas igrejas e assim, com ânimo e esperança, continuar o caminho”.

É costume, segundo lembra o bispo da diocese de Coari, dom Marcos Piatek, que os bispos do Regional Norte1 se encontrem no início do ano, recordando que cada ano o encontro acontece numa das nove igrejas locais que fazem parte do Regional. O bispo lembra que além desse encontro, os bispos do Regional Norte1 se encontram durante 10 dias na Assembleia Geral da CNBB, que se realiza na segunda e terceira semana da Páscoa, um tempo dedicado “a numerosos assuntos, entre celebrações, retiro espiritual, reflexões, tomadas de decisões, troca de experiência, a vivência fraterna, etc. Tudo isso para evangelizar melhor, num clima de sinodalidade, comunhão, corresponsabilidade, zelando pela vida humana, pela cuidando mais pela vida do Planeta, pela Casa Comum”.

Junto com isso, os bispos participam da Assembleia do Regional Norte 1, que acontece no mês de setembro, junto com os representantes das pastorais, movimentos e serviços. Dom Marcos disse que tem alguns Bispos novos, que ainda não conhecem pessoalmente a Igreja de Coari.

O encontro dos bispos, que é motivo de grande alegria e gratidão para o bispo local, será realizado na Casa de Retiro Santo Afonso, que sedia o Centro de Formação Missionaria da Diocese de Coari. Dom Marcos Piatek insiste em que “é um momento importante para os bispos, mas também é um momento bonito para o povo de Coari ver de perto os bispos do Regional Norte1“.

O bispo da diocese de Coari ainda lembra que o encontro, que é uma oportunidade para rezar junto com eles, acontece durante o Ano Jubilar da Esperança. Ele destaca que “estamos ainda num clima de gratidão pelos 250 anos da Fundação da Paroquia Sant’Ana e São Sebastião (atual catedral) e dos 10 anos da criação da Diocese de Coari pelo Papa Francisco”. Dom Marcos disse que “alguns anos atrás contamos com a presença do saudoso cardeal Cláudio Humes, e agora temos alegria de ter a presença orante de outro franciscano, o cardeal Leonardo Ulrich Steiner, atual arcebispo da arquidiocese de Manaus”.

“Para nós da Diocese de Coari acolher e conviver durante alguns dias com os irmãos Bispos do Regional Norte 1 da CNBB é uma honra e um privilégio. Tudo isso nos alegra, renova na fé, fortalece na comunhão eclesial e fraterna, estimula na obra evangelizadora no contexto amazônico e nos enche de esperança!”, encerrou o bispo local.

 

FONTE/CRÉDITOS: Colaboração: Pe. Luis Miguel Modino, assessor de comuniicação CNBB Norte1
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)