Na última sexta-feira até domingo, a Comunidade Indígena de São Bento, localizada em Surumu (Pacaraima), foram momentos de uma significativa etapa de formação destinada aos catequistas das comunidades locais. Sob a orientação da Coordenação da Iniciação à Vida Cristã da Diocese de Roraima, composta pelos membros Pe. Celso Carlos Puttkammer dos Santos, Ir. Liliana Bobadilla Díaz, Ir. Uezineire Ribeiro da Silva, Vagna Isaias Gomes (Coordenação de Catequese Diocesana) e Rogério Cordovil (Coordenação de Catequese Diocesana), os participantes foram conduzidos por momentos de profunda reflexão e partilha.
O encontro teve início com uma comovente oração em memória daqueles que, ao longo da jornada, contribuíram com sua dedicação e exemplo no processo de evangelização das comunidades. No primeiro dia, a reflexão girou em torno do chamado e envio de Moisés, destacando a vocação dos catequistas como resposta ao chamado divino. Enfrentando as dificuldades do caminho com a convicção de que Deus está sempre presente, os participantes também contemplaram o significado dos discípulos de Emaús, percebendo os diversos momentos e fases da Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal.
Em meio às reflexões, jamais se perdeu de vista a valorização da vida e da luta dos povos indígenas, um elemento fundamental no contexto do encontro. A importância da dimensão celebrativa nesse processo de Iniciação à Vida Cristã foi enfatizada, especialmente através da Celebração da entrega da Palavra, destacando a relevância desses momentos na caminhada espiritual dos participantes.
Esta etapa de formação não apenas fortaleceu a fé dos catequistas, mas também consolidou o compromisso com a evangelização e o apoio mútuo dentro das comunidades indígenas.
Comentários: