O evento sob a orientação do palestrante e professor de administração da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Ricardo Rocha, com a participação de microempresários, promoveu conhecimento e análise acerca da importância do uso responsável do crédito para a ampliação do estabelecimento local.
“A nossa oficina ela tem como objetivo, fazer com que cada participante possa, além de ter uma consciência adequada para pegar esse crédito e investir, seja capaz criar aqui em sala de aula um planejamento de quanto vai precisar, o que vai fazer com esse crédito, como obter resultado e retorno com esse valor, é uma forma planejada de pagar o dinheiro emprestado”, afirmou.
A microempreendedora do ramo da confecção, Marcia Leite Pereira, destacou que o curso foi importante para saber como investir de forma correta o recurso obtido.
“Um empréstimo não é fácil, e você pegar um recurso e não saber onde investir, acaba só perdendo dinheiro e depois não consegue honrar os pagamentos devidos. O curso te ajuda justamente a abrir a mente e não cometer erros”, disse.
Para a gerente de atendimento e prospecção de crédito da Desenvolve-RR, Yáskara Kauffman, qualificar os tomadores de crédito também é uma forma de desenvolver o Estado.
“O intuito é desenvolver o nosso cliente no sentido dele aplicar melhor o recurso, porque quando ele aplicar melhor o dinheiro, a empresa cresce e ele consegue honrar o pagamento, o crédito não se torna um problema e sim uma solução, conseguindo auxiliar as pequenas empresas e apoiar o desenvolvimento do Estado”, destacou.
A analista da Unidade de Atendimento Região Central e Norte do Sebrae-RR, Adlany Oliveira, ressaltou a importância e o objetivo da ação em parceria com a Desenvolve Roraima.
“O intuito da oficina é orientar as pessoas com relação aos recursos que elas têm em mãos. O Sebrae em parceria com a Desenvolve Roraima, atua no précrédito, oferecendo a oficina de microcrédito que é requisito para receber o crédito da Desenvolve”, pontuou.
MICROCRÉDITO
É um empréstimo específico para pessoa física ou microempreendedor que pretende montar ou ampliar um negócio. Entre as maiores vantagens estão as taxas de juros reduzidas e a facilidade de aprovação.
Mais do que uma opção de empréstimo, o microcrédito é considerado pelo Banco Central como uma política de desenvolvimento social. Isso porque esta modalidade também surgiu com o intuito de democratizar o acesso ao crédito de empreendedores de baixa renda, capazes de transformá-lo em riquezas para eles próprios.
Comentários: