Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Utilidade Pública

Eleitores sem biometria devem assinar caderno de votação

Mais de 32 mil pessoas não têm biometria em Roraima.

Eleitores sem biometria devem assinar caderno de votação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Devido a suspensão da coleta de impressões digitais na Justiça Eleitoral desde 2020, como forma de prevenção ao contágio da Covid-19, mais de 32 mil eleitores de Roraima não possuem os dados biométricos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR). Mas todos votarão normalmente no próximo domingo (30), quando acontece o 2º turno das Eleições 2022.  

Nesse caso, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto ao mesário, que pode ser a carteira de identidade, de trabalho, de habilitação, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente. O nome estará na lista de eleitores da seção, e após a votação terá que assinar o caderno de votação. 

Nas Eleições 2022, Roraima tem 366.240 eleitores aptos a votar. Desse total, 32.004 eleitores não fizeram o cadastro biométrico. No próximo domingo, 30 de outubro, o sistema de votação será híbrido, ou seja, parte do eleitorado se identifica por meio da biometria (sem necessidade de assinatura, pois a impressão digital usada para habilitar o voto na urna eletrônica já é a comprovação de que o eleitor compareceu para votar) e outros devem assinar o caderno de votação. 

De acordo com o assessor jurídico do TRE-RR, Fábio Leite, também existe a possibilidade de o eleitor, mesmo com biometria coletada, ter que assinar o caderno de votação porque a digital não foi reconhecida.  

“Existem muitos eleitores que têm a digital gasta em razão do trabalho que desempenham, como agricultor ou pessoas que usam produtos de limpeza, por exemplo. Nesses casos, o mesário faz quatro tentativas para coletar a digital. Caso não consiga, o eleitor é habilitado pelo mesário para votar da forma tradicional e assinar o caderno de votação”, disse. 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação e Cerimonial
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)