Em atendimento a uma demanda do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Roraima (COEDE-RR), a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) alterou o Edital N° 93/2024/SEED/GAB/RR, referente ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais cuidadores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Com a alteração, passa a constar no edital a prova prática para os candidatos ao cargo de intérprete de Libras, que deverão ser avaliados por uma banca. A avaliação prática ocorrerá no período de 18 a 21 de junho na Divisão de Educação Especial, localizada no prédio da antiga Escola Princesa Isabel (Av. Jaime Brasil, n° 393, Centro), das 8h às 12h e das 14h às 17h30.
“A Secretaria de Educação está sempre de portas abertas para ouvir todos os segmentos. O conselho esteve com a gente, fez alguns apontamentos e recomendações. A Secretaria levou em consideração e acabamos por instituir a banca, que vai nos ajudar e fortalecer cada vez mais as contratações, viabilizando profissionais que de fato fazem esse tipo de serviço, da melhor forma possível para os nossos alunos terem a interpretação necessária para avançar nos seus estudos”, explicou o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.
O certame oferta 290 vagas para cuidadores e 43 para intérpretes de Libras. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a educação inclusiva na rede estadual de ensino e nos centros de atendimento educacional especializados, tanto na capital quanto no interior.
Para ambos os cargos, a carga horária de trabalho é de 30 horas semanais e a remuneração é de R$ 1,5 mil mensais. O processo seletivo registrou 3.979 inscrições. A maior procura foi para cuidador, com 3.928 candidatos. Para intérpretes, foram 51 inscrições.
As alterações foram publicadas no Diário Oficial do Estado N° 4700 de 14 de junho de 2024 (Edital N° 119/2024/SEED/GAB/RR) e podem ser consultadas no link: https://drive.google.com/file/d/1c-vda47X9AuKGYVsfhY37JDYrbxZb8fD/view?usp=drivesdk .
Comentários: