As inscrições para a 4ª Corrida de Rua e 1º Passeio Ciclístico da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) seguem com inscrições abertas. Os eventos são alusivos aos 23 anos da instituição e estão previstos para ocorrer em 28 de maio.
São 700 vagas para a corrida de rua e 300 para o passeio ciclístico. Os eventos são voltados aos defensores, defensoras, servidores, servidoras, colaboradoras e colaboradores da DPE, e claro, à sociedade em geral, bem como para pessoas com deficiência. As inscrições vão até o dia 15 de maio.
A empresa Vagalume Eventos Esportivos é parceira na organização dos eventos pelo quarto ano. As inscrições também podem ser feitas pelo endereço eletrônico (www.eventbrite.com.br). O evento também é promovido pela ADPER (Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima).
“A Corrida de Rua já se tornou uma tradição no Maio Verde e temos também a novidade do 1º Passeio Ciclístico. Será uma oportunidade de se desafiar, superar limites e conquistar novas metas, tudo isso enquanto se cuida da saúde física e mental. Além do papel na garantia de direitos, a Defensoria também incentiva a busca pelo bem-estar”, disse o defensor-público geral, Oleno Matos.
Prática de atividades e exercícios físicos auxilia no bem-estar
A caminhada ou pedalada na rua são atividades que costumam ser o pontapé inicial de quem deseja largar o sedentarismo. Segundo a educadora física, Duda Azevedo, uma vida fisicamente ativa vai além de se manter em forma.
“Manter uma vida fisicamente ativa ajuda não só a reduzir o comportamento sedentário, como também auxilia na melhora da imunidade, no bem-estar psicológico, na socialização e aumenta a produção de endorfina e serotonina no corpo, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, vitalidade e satisfação”, explica.
Duda, no entanto, alerta que é de extrema importância passar por uma avaliação médica para avaliar o estado de saúde. Ela salienta que não há limites de idade ou peso e que pessoas com deficiências também podem e devem realizar a prática das mais diversas atividades.
“Cada indivíduo terá um tipo de objetivo diferente e cuidados diferentes. Por isso, é de extrema importância também o acompanhamento por um profissional de educação física. [...] O que torna o grande diferencial é o acompanhamento que cada pessoa terá, respeitando sua individualidade, limites e sendo de forma progressiva”, finaliza.
REGULAMENTO
A corrida terá duração de duas horas para que todos cruzem o portal de chegada e recebam a medalha de participação. A largada será realizada no estacionamento do Estádio Canarinho, com direção à Avenida Getúlio Vargas, e a chegada ocorrerá no mesmo local da largada, na Avenida Ville Roy, Canarinho. Já o passeio ciclístico ocorrerá pela manhã, com concentração às 7h e largada às 7h30.
O passeio ciclístico não tem objetivo de competição. Os prêmios da corrida vão de R$ 300 a R$ 800 para os três primeiros colocados nas categorias, além de troféus personalizados. O primeiro colocado mais idoso do público em geral, e também entre os servidores, receberá um troféu personalizado de participação. Antes e após a CORRIDA, haverá atividades recreativas e de confraternização.
Todos os inscritos ganharão um kit de corrida que será composto por uma camiseta personalizada, um número de peito, um chip de cronometragem eletrônica e uma sacochila.
A idade mínima dos competidores é de 16 anos, devendo cada atleta percorrer toda a distância especificada conforme o regulamento.
A prova terá as categorias masculino e feminino para o público em geral; masculino e feminino exclusivo para servidores, membros e colaboradores da DPE; e ainda contará com a categoria melhor idade masculino e feminino, a partir de 65 anos, na qual será cronometrado o menor tempo nos 5 km.
Comentários: