A Diocese de Roraima se prepara para viver a Pré-Assembleia Sinodal Diocesana com os coordenadores de comunidades, pastorais, movimentos e serviços. O encontro de toda a Igreja Católica no estado acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, no colégio Claretiano.
Todos os anos, os coordenadores diocesanos se encontram para refletir sobre o ano que passou e planejar o próximo. Desta vez, as lideranças estarão reunidas no tema do sínodo 2021-2023, na comunhão da mesma fé, da mesma esperança e assumidos na mesma missão de caridade. Em sintonia, também, com os 50 anos do Encontro de Santarém, que busca aproximar a Igreja da realidade amazônica.
A Igreja de Roraima viverá uma experiência diferente desta vez, dado que a Diocese está vacante - sem bispo nomeado. O administrador Diocesano, padre Lúcio Nicoletto explicou que esta será uma pré-assembleia porque prepara a Igreja a “viver um momento de espera por um novo pastor, um novo bispo. Portanto, ficaria incompleta uma assembleia diocesana sem o seu pastor, mas sendo realizada com os irmãos e irmãs que caminham e assumem a sua identidade de povo de Deus, de Igreja”.
Após os três dias de encontro, no dia 20 de novembro, haverá o encerramento da Pré-Assembleia com a presença do Cardeal da Amazônia e Arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, que estará em Roraima para presidir a missa do Jubileu de Ouro da Catedral.
300 ANOS DA IGREJA DE RORAIMA
A ocasião da Pré-Assembleia servirá, ainda, para planejar os 300 anos da Igreja Católica no estado, que será comemorado em 2025. Padre Lúcio reflete que o momento oportuniza o aprofundamento nas raízes da comunidade Cristã local.
“Nesse momento de pré-assembleia estaremos juntos para aprofundarmos as nossas raízes e, sobretudo, para celebrarmos a nossa gratidão pelo caminho percorrido desses 300 anos. Somos uma Igreja que ainda quer crescer à luz do Evangelho, motivados pela esperança, alimentando o nosso compromisso com a caridade”, explicou o administrador Diocesano.
Comentários: