A Diocese de Roraima realiza, nesta segunda-feira (21), às 18h, uma Santa Missa em intenção pela Páscoa do Papa Francisco. A celebração ocorrerá na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Boa Vista, reunindo fiéis e autoridades religiosas em um momento de fé, gratidão e despedida.
O falecimento do Papa Francisco, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, marca profundamente a Igreja Católica em todo o mundo. Em Roraima, a dor da perda se une ao reconhecimento por tudo o que o pontífice representou para a Igreja, especialmente para a Amazônia e os povos mais vulneráveis.

O Bispo de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, em coletiva de imprensa no auditório da Rádio Monte Roraima Fm, relembrou com emoção o legado do Papa Francisco, destacando sua simplicidade, humanidade e compromisso com os pobres, os migrantes, a paz e o cuidado com a Casa Comum.
“Francisco foi um Papa diferente desde o início. Ao ser eleito, escolheu o nome inspirado em São Francisco de Assis, um santo que deixou a riqueza da casa do pai para viver com os pobres e os leprosos. Esse nome já indicava o tipo de Papa que ele seria: simples, próximo, humano. Um líder que não quis manto vermelho, que escolheu viver em uma casa simples junto aos bispos, que servia seu próprio café e caminhava entre as pessoas como um igual”, contou Dom Evaristo.
O bispo de Roraima também compartilhou lembranças pessoais com o Papa, como os encontros durante o Sínodo para a Amazônia e a visita ad limina em 2022. Em um desses momentos, Dom Evaristo mostrou a Francisco uma foto de sua primeira comunhão, no dia em que se celebrava o aniversário daquele sacramento na vida do Papa. “Ele olhou a foto, sorriu e confirmou: ‘Sou eu’. Guardarei esse momento com muito carinho”, relatou.

Francisco foi o primeiro Papa latino-americano da história da Igreja e teve papel crucial na visibilidade das causas amazônicas, sociais e ambientais dentro do Vaticano. Ele promoveu uma Igreja sinodal, missionária e comprometida com os pobres, os povos indígenas e os esquecidos do mundo.
“Estamos diante da perda do maior líder espiritual do século XXI. Um homem que dialogava com todos: religiosos, não religiosos, de diferentes crenças. Ele aproximava pessoas e construiu pontes onde existiam muros. Sua voz era um clamor pela paz e pela justiça”, afirmou Dom Evaristo.
Nota oficial da Diocese de Roraima
Em nota de pesar publicada nesta segunda-feira, a Diocese de Roraima destacou o impacto global e local do pontificado de Francisco:
“Francisco surpreendeu o mundo com sua eleição, com a escolha do seu nome, com a alegria e o sorriso sincero. Ele quebrou protocolos com gestos concretos e com seu jeito simples. Com profetismo e segurança, animou a Igreja e abordou temas e situações difíceis. Trouxe uma fé comprometida com a justiça social, a misericórdia e o cuidado com os pobres e com a casa comum.”
“Promoveu uma Igreja missionária e sinodal, reencantando a vivência do batismo e destacando o protagonismo dos leigos e das mulheres. Trouxe a Amazônia para o centro da Igreja, colocando em pauta as questões socioambientais, culturais e ministeriais. Inspirado por São Francisco de Assis, o Papa foi uma voz incansável na defesa dos mais pobres, dos migrantes e na denúncia da exclusão.”
A nota foi assinada por Dom Evaristo Pascoal Spengler, que encerra o comunicado com um convite à oração e à continuidade do legado deixado pelo Papa:
“Com a certeza da ressurreição e da vitória da vida, convidamos a todos a rezar pela Igreja Universal e manter viva a chama da esperança e da misericórdia que Francisco acendeu.”
Celebração em Boa Vista
A Missa desta segunda-feira, às 18h, será um momento de unidade e reflexão, em que a Diocese convida toda a comunidade para render graças pela vida e missão do Papa Francisco. A celebração também marca o início de um período de vacância na liderança da Igreja, até a escolha do novo pontífice pelos cardeais reunidos em conclave.

“Rezamos para que o próximo Papa continue esse caminho de misericórdia e missão. A Igreja não pode retroceder. Francisco nos ensinou que a Igreja é casa para todos, e que não somos melhores do que ninguém. Somos chamados à santidade, caminhando juntos”, afirmou Dom Evaristo.
Confira a nota da Diocese na íntegra
Comentários: