Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Diocese de Roraima dá início às celebrações do Jubileu Diocesano

A abertura ocorreu neste domingo, 12 de janeiro , em Boa Vista. As festividades em Roraima se estendem até o dia 28 de dezembro de 2025.

Diocese de Roraima dá início às celebrações do Jubileu Diocesano
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Neste domingo, 12 de janeiro de 2025, a Diocese de Roraima deu início às celebrações do Jubileu Diocesano, marcadas pelo lema “300 anos de fidelidade e novos desafios numa Igreja sinodal” . A solenidade de abertura aconteceu durante a Festa do Batismo do Senhor e reuniu centenas de fiéis em Boa Vista para um momento de fé e comunhão.

A programação começou às 16h, com uma concentração na Comunidade Menino Jesus, no bairro Mecejana. De lá, os fiéis seguiram em peregrinação até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo. A caminhada culminou em uma celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Evaristo Spengler.

Momentos de profunda emoção marcaram a celebração, como destaque Daniele, da Comunidade Sant'Ana, da Área Missionária São Raimundo Nonato. "O que me motivou a estar aqui hoje é que estamos todos em harmonia, para participar de um momento que toda a Igreja Católica está vivenciando. Além disso, também busco realizar a peregrinação que nosso bispo e o Papa nos instruem a fazer."

Outro destaque foi a participação das mulheres na caminhada, simbolizada pelo gesto de carregar e erguer a cruz. "Fui convidada, junto com o grupo de mulheres, a carregar a cruz e erguê-la. Somos 15 mulheres escolhidas para representar como mulheres da nossa Igreja aqui em Roraima. Esse O convite foi muito bem recebido por nós. Todas representamos a base da Igreja, que é essencialmente feminina, composta por diversas mulheres de diversas comunidades, segmentos, movimentos, pastorais e organizações." Ressaltou ,Vanessa Xavier, coordenadora do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas.

Durante a celebração, Dom Evaristo Spengler enfatizou o significado do jubileu e os objetivos deste período especial. "Queremos que todos vivam uma renovação espiritual em seus corações. Desejamos um fortalecimento significativo das comunidades nossas, para que a Igreja seja verdadeira de Deus, levando esperança às pessoas mais afastadas, aos jovens que buscam seu caminho, aos migrantes que chegam em busca de uma nova vida e aos doentes em suas casas ou hospitais que essa renovação promove um encontro profundo com Jesus Cristo e um seguimento cheio de alegria e fé. "

Um jubileu em sintonia com o Ano Santo

O Jubileu Diocesano acontece em sintonia com o Ano Santo, iniciado oficialmente pelo Papa Francisco em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, em Roma. Reconhecido como um tempo especial de graça e reconciliação, este período inspirado nas celebrações locais e universais da Igreja.

As festividades do Jubileu Diocesano em Roraima se estendem até o dia 28 de dezembro de 2025, na Festa da Sagrada Família. Já o Ano Santo será encerrado em Roma no dia 6 de janeiro de 2026, com o fechamento da Porta Santa pelo Papa Francisco.

As celebrações seguem como um convite à renovação da fé, ao fortalecimento da comunidade e ao compromisso com uma Igreja sinodal, fiel aos seus 300 anos de história e aberta aos novos desafios do futuro.



FONTE/CRÉDITOS: Filipe Gustavo
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)