Na abertura da sessão ordinária desta terça-feira (7), o deputado Coronel Chagas (PRTB) enalteceu a solidariedade de todos os estados diante do desastre natural ocorrido nos últimos dias no Rio Grande do Sul. “Temos provas de quanto o povo brasileiro está sempre estendendo as mãos”.
O volume crescente das águas dos principais rios do Rio Grande do Sul já deixou rastros de destruição e mortes na capital, Porto Alegre, e no interior do estado. Chagas enumerou os fatos: mais de 300 cidades ilhadas, mais de 90 mortos, cerca de 180 mil pessoas desabrigadas. Dos 497 municípios gaúchos, 345 decretaram estado de calamidade pública.
“Isso está fazendo com que o Brasil e países vizinhos estejam em um movimento de solidariedade nunca visto”, afirmou Chagas. Ele contou que o governo de Roraima colocou o Corpo de Bombeiros Militar à disposição com equipes de brigadistas especializados, veículos e equipamentos para auxiliar nos resgates nas cidades gaúchas, mas aguarda apoio aéreo para deslocamento.
Ainda conforme o parlamentar, mesmo que não seja de avião, o Corpo de Bombeiros de Roraima está preparado para seguir por terra, cuja demora chega a seis dias. “Estamos tentando apoio aéreo da FAB para chegar mais rápido, mas se não houver essa possiblidade, estamos preparados para sair via terrestre”. O trabalho das equipes não se limitará ao resgate, seguirá na reconstrução das cidades.
O deputado Coronel Chagas aproveitou para reforçar sobre os pontos de coleta montados em Boa Vista para envio de donativos, em especial água potável, cobertores, roupas, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza (sem alvejante ou componentes corrosivos) e agradeceu o apoio da população em geral que, de forma voluntária, tem colaborado, além de entidades e instituições públicas e particulares.
“Aqui no Estado, algumas entidades, a exemplo do CTG [Centro de Tradições Gaúchas], que está recebendo doações das 7h às 22h, tem a Praça do Centro Cívico, Azul Cargo. A Transchico colocou caminhões à disposição, a maçonaria também está arrecadando”, disse Coronel Chagas.
Em aparte, o deputado Marcos Jorge (Republicanos) falou sobre a tradição brasileira em ajudar o próximo e citou que o Republicanos colaborou na campanha do CTG local. “Quero registrar que o partido encaminhou mil kits de higiene através do movimento das Mulheres. A Azul vai levar até 10 maio para o Rio Grande do Sul. Penso que todos devemos nos engajar. Trabalharemos para arrecadar ainda mais”, assegurou.
Pontos de coleta de donativos citados pelo deputado Coronel Chagas:
- Azul Cargo Express: Rua Cecília Brasil, nº 462, Centro (esquina com a Getúlio Vargas), das 8h às 12h e das 14h às 18h, até 10 de maio;
- Tenda em frente à Assembleia Legislativa de Roraima: Praça do Centro Cívico, das 8h às 12h;
- CTG (Centro de Tradições Gaúchas): Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 4008, bairro Aeroporto, das 7h às 22h;
- Rotary Clube: Rua da Mangueira, nº 406, bairro Caçari;
- Lions Clube: Avenida Mario Homem de Melo, nº 2165, bairro Mecejana.
Comentários: