A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) fez a doação de mais de 20 banners para o projeto Ateliê Solidário, que tem apoio da Cáritas Diocesana de Roraima. A entrega foi feita pelo corregedor-geral da DPE, Francisco Francelino, aos representantes da entidade.
Materiais que seriam descartados são reaproveitados por costureiras migrantes e brasileiras para a confecção de bolsas, pochetes, carteiras sustentáveis, entre outros utensílios. O valor arrecadado através das bolsas se torna parte da renda financeira das costureiras, e outra metade é investida em novos materiais de costura.
As bolsas feitas com os banners são resistentes e podem ser decoradas, proporcionando às ecobags um diferencial. O projeto existe há 5 anos e a meta é que todas as costureiras que fazem parte da associação consigam ter uma renda fixa com as vendas das bolsas e que possam dar continuidade aos trabalhos.
Jaqueline Cidade, servidora da Cáritas Diocesana de Roraima, expressou a gratidão pelas doações da DPE-RR e explicou a importância do projeto. “Agradecemos imensamente à Defensoria Pública pela solidariedade, porque esse gesto incentiva o trabalho lindo realizado pelas costureiras, porque além de praticar a sustentabilidade, estamos gerando renda”, disse.
“O gesto solidário que fará a diferença na vida de migrantes, transforma a vida de quem a promove. É uma sensação muito boa. A gente acha que tem pouco, mas existem pessoas com muito menos, e nesse momento ainda de pandemia mais ainda”, mencionou o defensor público.
Francelino parabenizou a iniciativa das mulheres em desenvolver a economia solidária, um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar, fora da lógica capitalista de explorar o outro e sem destruir o ambiente.
PARA DOAR: para doação de banners e embalagens de ração de pets, os interessados podem entrar em contato pelo whatsApp (95) 98118-4271 e também fazer encomenda às costureiras. Os artesanatos que são produzidos estão disponíveis para a venda e podem ser adquiridos na Igreja São Paulo Apóstolo, localizada na avenida São Paulo, 324, no bairro dos Estados.
Comentários: