A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Roraima (ADPER) e defensora pública Geana Aline de Souza Oliveira, de 39 anos, morreu na noite desta terça-feira, 25, em Boa Vista. A causa da morte foi infecção generalizada uma semana após ela tentar colocar um DIU.
Geana passou pelo procedimento de tentativa de inserir o DIU no dia 18 de março em uma clínica particular em Boa Vista. Depois, sentiu febre e teve dores em casa. Nessa terça, deu entrada no mesmo hospital, onde o quadro se agravou e ela não resistiu.
Em nota, o hospital onde Geana morreu divulgou que ela deu entrada no pronto socorro da instituição às 15h25, já em "gravíssimo estado de saúde". Segundo a unidade, ela estava em "choque séptico, em gravíssimo estado de saúde, secundário a abdômen agudo perfurativo de foco ginecológico".
Além disso, apresentava "insuficiência renal, insuficiência hepática, insuficiência circulatória e dor abdominal intensa". Geana foi "rapidamente submetida à cirurgia de emergência com posterior internação na Unidade de Terapia Intensiva. Evoluiu com rápida deterioração clínica, indo a óbito posteriormente".
Ela atuava como defensora pública desde 2017. Geana Aline também já servidora do Tribunal de Justiça de Roraima, que manifestou pesar pelo falecimento da mulher. Atualmente, atuava na Execução Penal e presidia a Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (Adper). Também era 1ª secretária da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep);
Por conta da morte, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) suspendeu todos os atendimentos do órgão nesta quarta-feira, 26. "Em razão do velório da defensora pública Geana Aline de Souza Oliveira, que ocorrerá na sede da instituição, na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro, orientamos que as pessoas que estavam agendadas para esta quarta-feira, entrem em contato pelo telefone (95) 2121-0264 para o reagendamento".
O defensor público, Oleno Matos, em suas redes sociais, lamentou o ocorrido. " Perdemos não apenas uma profissional exemplar, mas uma amiga querida. Em nome de toda a Defensoria Pública de Roraima, expresso minhas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho. Que possamos encontrar conforto no legado de amor e justiça que Geana nos deixa."
O velório da defensora acontece na sede da Defensoria Pública, localizada na Avenida Sebastião Diniz, no Centro. Ela será enterrada no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição às 17h.
A Defensoria Pública do Estado de Roraima emitiu nota de pesar pela morte de Geana Aline.
Comentários: