Na próxima segunda-feira, 25, e quinta-feira,28, estará abertas as inscrições para professores cuidadores e coordenadores pedagógicos, além de outras capacitações. Os cursos são promovidos pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). As vagas são limitadas e os cursos acontecem em formato híbrido.
PROFESSORES CUIDADORES
O primeiro curso, “Cuidador Educacional: Formação no âmbito da Educação Especial e no Contexto Escolar Inclusivo” é destinado a professores cuidadores das escolas estaduais, que podem se inscrever até segunda-feira, 25.
Com carga horária de 80 horas o curso terá 4 aulas presenciais na Escola Estadual Camilo Dias, no bairro Liberdade.
Para se inscrever, acesse aqui
Também estão abertas até segunda, 25, as inscrições para a segunda qualificação, “Ensino Religioso: na Perspectiva da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e DCRR (Documento Curricular de Roraima)”. Este curso é voltado para o mesmo público de cuidadores.
Com início no dia 8 de agosto, a formação tem carga total de 80 horas com quatro aulas presenciais, que vão ocorrer na Escola Estadual Penha Brasil, no bairro Aparecida.
Para se inscrever é necessário preencher o formulário, no link https://forms.gle/GSv5Rqn4swGV2Hc96.
A diretora do Ceforr, Stella Damas, explica que o cuidador é aquele profissional que está dentro das escolas atendendo as crianças e adolescentes com deficiência. “É um público muito específico que carece de qualificação pela diversidade de situações que o profissional atende, então esses cursos são dedicados especificamente para esse público das escolas estaduais” explicou.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
O terceiro dos cursos é pensado para os coordenadores pedagógicos das escolas estaduais de Boa Vista, e intitulado “Jornada Formativa – Oficinas Práticas em Coordenação Pedagógica: Acolhimento e Humanização na Escola”.
Neste caso, as inscrições estão abertas até o dia 28 de julho por meio do formulário https://forms.gle/MsBkE8R2oiBENerF7.
As aulas para esta qualificação iniciam no dia 4 de agosto e serão ministradas 4 horas de aulas, com encontros presenciais na Escola Estadual Gonçalves Dias, no bairro Canarinho.
“Trabalhamos a metodologia híbrida que tem sido muito eficiente no trabalho com o professor. A partir destes encontros, deixamos disponível um material impresso ou digital para aprofundamento do conteúdo, e no próximo encontro presencial o professor formador traz as dúvidas para uma discussão coletiva”, detalhou Damas.
Comentários: