O tradicional Centro Regional Lago Caracaranã, na região Raposa, terra Indígena Raposa Serra do Sol, acolhe os povos indígenas dos estados do Amazonas, Tocantins e Roraima, que participam do Curso de Mudanças Climáticas, Carbono e REDD+ na Amazônia Indígena. O Curso foi iniciado nessa segunda-feira (24) e segue até quarta-feira, 27.
Na mesa de abertura, o coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Edinho Batista, participou do primeiro dia e destacou a atuação do CIR nos debates de enfrentamento às mudanças climáticas, por meio do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental, que desenvolveu estudo de caso na Região Serra da Lua e outras em produção.
" Esse momento é importante, a participação de lideranças que sentem na pele as mudanças climáticas, um assunto que ainda vai ser bastante discutido que precisamos estar atentos”, pontou o coordenador.
Ao longo dos próximos quatro dias, em salas tematicas, os participantes receberão informações, esclarecimentos e trocas de ideias sobre mudanças climáticas, o carbono de floresta, monitoramento e desmatamento, e outros temas contemplados na formação.
A formação é promovida pelo Centro de Formação Amazônico Indígena (CAFI) da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), além do Conselho Indígena de Roraima ( CIR) e do Instituto de Pesquisas Ambiental da Amazônia ( IPAM). O Curso tem o apoio do Fundo de Defesa do Meio Ambiente ( EDF), Conservação da Natureza ( TNC), Programa Vozes pela Ação Climática Justa ( VAC) e Programa Janela B.
FONTE/CRÉDITOS: CIR - Conselho Indígena de Roraima
Comentários: