A Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Clínica Médica Especializada Coronel Mota (CMECM), deu início nesta terça-feira (03), à programação alusiva ao Janeiro Branco, mês de incentivo às políticas de cuidados com a saúde mental.
A ação que abriu a campanha em Roraima consistiu na entrega de panfletos com mensagens de otimismo para o novo ano que se inicia.
“A saúde mental das pessoas é muito importante. Ultimamente temos nos preocupado apenas com o corpo, mas a mente também deve estar bem, porque se um estiver bem e o outro não, não vivemos nem produzimos”, afirmou o clínico-geral responsável pelo serviço de psiquiatria do Coronel Mota, Gustavo Ubirajara Marques.
A campanha deste ano tem como tema “Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”. Segundo o médico, as constantes alterações no humor, perda de sono e de apetite são alguns indícios que a saúde mental precisa de maior atenção.
“Sintomas que podem sugerir a necessidade de um tratamento para a saúde mental, por exemplo, é a pessoa acordar cansada, achar que não dormiu bem, ou o estado de ânimo persistentemente depressivo, diminuição da paciência, comer muito ou quase nada”, explicou.
Marques ressalta ainda que, além de cuidar da mente, é preciso também melhorar os hábitos para o corpo.
“Temos que evitar ficar doente, tratando bem o corpo e mente, dietas saudáveis, tomando água e fazendo atividade física, é uma coisa que o ser humano não tem feito”, completou
A dona de casa Raimunda de Souza, 74, é acompanhante da neta, que recebe consultas na unidade. Ela parabenizou a ação organizada pelos servidores e citou alguns benefícios de cuidar da saúde mental.
“É muito bonita a ação, pois precisamos realmente de cuidados, carinho e apoio para cuidar da mente. Eu me cuido e também cuido da minha neta, que é acompanhada aqui, e isso tem ajudado nos estudos e no dia a dia dela”, destacou.
VALORIZANDO A SAÚDE
De acordo com o setor de psiquiatria do Coronel Mota, média mensal de atendimentos da especialidade em 2022 foi de 1.258 consultas, enquanto a de psicologia foi de 385 atendimentos.
Atualmente a unidade conta com cinco psiquiatras e 11 psicólogos, com os atendimentos sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Segundo a responsável pelo setor de psiquiatria do Coronel Mota, Suely do Nascimento, o atendimento ambulatorial da unidade é feito somente com pacientes estáveis e a partir dos 13 anos.
“Os pacientes que podem e devem procurar a unidade para fazer esse atendimento, são os encaminhados da Unidade Básica de Saúde (UBS), aqueles que dão entrada no HGR ou Cosme e Silva, mas não são pacientes crônicos [com histórico de casos]”, frisou.
Vale lembrar ainda que a marcação de consultas é feita no primeiro dia útil do mês, ou enquanto houver vagas. A recepção está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A unidade está localizada na Rua Coronel Pinto, nº 636, Centro.
18/01 – Piquenique com pacientes convidados e profissionais da saúde
Local: Praça do Mirandinha (Rua da Tangerineira, bairro Caçari)
Horário: A partir das 8h30;
27/01 – Intervalos de 10 minutos, com passeios de bicicleta com pacientes e colaboradores
Local: Estacionamento do Coronel Mota (Rua Coronel Pinto, nº 636, Centro)
Horário: A partir das 8h30;
31/01 – Encerramento da programação com lanche e dinâmicas entre os colaboradores da unidade
Local: Estacionamento do Coronel Mota (Rua Coronel Pinto, nº 636, Centro)
Horário: A partir das 14h30.
Comentários: