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Copa do Mundo e Black Friday devem movimentar as vendas no comércio

O comércio roraimense deve faturar mais de R$ 15 milhões em novembro de 2022

Copa do Mundo e Black Friday devem movimentar as vendas no comércio
Iara Bednarczuk
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A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a expectativa em vendas relacionadas à Copa do Mundo de 2022, que ocorre a partir do dia 20 de novembro, no Catar.

Em Roraima, segundo estimativa feita pela Fecomércio, com base nos dados da CNC, só as vendas referentes a Black Friday deste ano devem movimentar R$ 11,2 milhões no comércio varejista. Segundo o assessor econômico da Federação do Comércio, Fábio Martinez, “2022 vai registrar o maior faturamento desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010, apresentando um aumento de 4,3% na comparação com 2021”, finaliza o economista.

Ainda de acordo com Fábio Martinez, novamente a projeção de crescimento desta data comemorativa vai ser maior aqui em Roraima do que na média nacional, “isso se deve ao maior aquecimento do comércio local que hoje está 34% superior ao apresentado na média do restante do país. Essa melhora nas vendas aqui no Estado aumenta a estimativa de vendas para a Black Friday, mesmo ponderando o aumento nas taxas de juros e a concorrência exercida pelas vendas online de empresas de outros Estados”.

Em novembro, junto com a Black Friday começa a Copa do Mundo que também deve aumentar as vendas no comércio varejista de Roraima, em aproximadamente R$ 4 milhões. O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFP, Ademir dos Santos, destaca o movimento no comércio nesse período do ano, pois “teremos um mês bem movimentado no comércio, tendo uma combinação de Copa do Mundo com a Black Friday, que deverão juntas fazer o comércio roraimense faturar mais de R$ 15 milhões em vendas este ano. Com um destaque que as famílias também já estão se preparando para o Natal”, ressalta o presidente.

Tanto o índice de preço da indústria quanto os preços por atacado tiveram variações menores este ano, ficando entre 8% e 9%, enquanto que ano passado os aumentos superaram a casa dos 20%. Essa redução permite uma maior possibilidade, por parte dos empresários, de conseguir melhores preços de compras e, consequentemente, propiciar maiores descontos para os produtos comercializados nesta data.

Apesar da taxa média de juros atual das operações com recursos livres aos consumidores estar mais elevada agora, de 53,93% ao ano, do que em abril de 2018, quando era de 56,27% ao ano, a taxa de câmbio do dólar em relação ao real variou negativamente 7,8% desde o início do ano. Isso, conforme o presidente da CNC, José Roberto Tadros, é um dos fatores que explicam a projeção conservadora sobre o volume de vendas. “A Copa do Mundo vem depois de um período de pandemia que trouxe reflexos profundos ao varejo, que está retomando os volumes de venda e, nesse sentido, esse crescimento deve ser comemorado”, afirma o presidente.

De olho na telona

Em setembro, faltando dois meses para o Mundial, houve aumento de 6,7% na pesquisa por smart TVs em lojas on-line, em comparação com agosto. Antes do campeonato de 2014, realizado no Brasil, as buscas foram 6,3% maiores e, em 2018, cresceram 5,3%.

FONTE/CRÉDITOS: Iara Bednarczuk
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