Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Informe Diocesano

Conselho Diocesano da Evangelização foi um momento significativo para a Diocese de Roraima

Motivado pela celebração dos 75 anos da presença dos missionários da Consolata e também pela preparação das comemorações dos 300 anos de evangelização

Conselho Diocesano da Evangelização foi um momento significativo para a Diocese de Roraima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Conselho Diocesano da Evangelização realizado no dia 29 de julho no Colégio Claretiano foi um momento significativo para a Diocese de Roraima. O evento contou com a presença de várias autoridades religiosas, incluindo nosso querido Dom Evaristo Splengler, Bispo de Roraima, presbíteros, diáconos, religiosas, religiosos, coordenadores de pastorais, movimentos e serviços.

O encontro foi motivado pela celebração dos 75 anos da presença dos missionários da Consolata na diocese e também pela preparação das comemorações dos 300 anos de evangelização nas terras de Roraima. Essas ocasiões históricas refletiram o comprometimento e a dedicação da Igreja Católica para com a evangelização e a promoção da fé cristã na região.

Em sua fala, o Bispo Dom Evaristo Splengler ressaltou a importância do papel de todos os presentes no conselho, independentemente de sua função específica na Igreja. Ele destacou que todos têm a responsabilidade de serem ministros da palavra, da oração e pastores da comunidade religiosa.

O bispo enfatizou que o batismo é o que une a todos nessa missão comum, e, portanto, todos são chamados a exercer seu papel como corresponsáveis na Igreja. Essa ideia de corresponsabilidade reconhece que cada membro da comunidade tem uma parcela de contribuição no crescimento e fortalecimento da fé e na disseminação dos ensinamentos de Cristo.

Nas palavras de Dom Evaristo Splengler, ser ministro da palavra significa levar adiante o ensinamento de Jesus Cristo, comunicando e vivenciando sua mensagem de amor, compaixão e perdão. Ser ministro da oração implica em ser alguém que busca o diálogo com Deus, buscando orientação e força espiritual para si e para os outros. Já ser pastor da Igreja significa cuidar e orientar o povo de Deus, auxiliando-os em seu caminho de fé e crescimento espiritual.

Ao enfatizar que todos têm o batismo, Dom Evaristo reforça que todos os fiéis são chamados a serem discípulos de Cristo, independentemente de sua posição hierárquica ou função específica na Igreja. Cada um é chamado a ser parte ativa na missão evangelizadora, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da fé e da comunidade religiosa.

Uma das falas nesste encontro, foi a palestra ministrada pelo Frei Atílio sobre o estudo bíblico. Nessa sessão, foram explorados os fundamentos e a importância de compreender a Sagrada Escritura como base para o crescimento espiritual e aprofundamento da fé. Esse momento de reflexão sobre o valor dos ensinamentos bíblicos em suas vidas e em suas comunidades religiosas.

Ao longo da manhã, outras questões relacionadas à Evangelização e à vida cristã foram abordadas, fortalecendo o entendimento dos presentes sobre a relevância desse processo para a comunidade local. Após essas apresentações, as pessoas foram divididas em grupos de trabalho, onde puderam debater e compartilhar ideias sobre os temas discutidos anteriormente.

Este Conselho Diocesano da Evangelização serviu como um momento de reflexão, renovação e fortalecimento do compromisso de todos os participantes com a missão da Igreja. Ao celebrar a história da presença dos missionários e preparar-se para as comemorações futuras, a diocese reafirmou sua dedicação em levar a mensagem de Cristo ao povo de Roraima e a todos os que buscam a luz da fé.

Gratidão a Coordenação do CDE, a os colaboradores e presentes que fizeram possivel realizar este encontro.

Reportagem: Libia Lopez

Fotos: Lucas e angelica

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)