Após dois anos sem o calor e a folia do carnaval em Boa Vista, os blocos voltam a animar as ruas da capital. É o “Carnaval de Todos” chegando com novidades e trazendo uma programação 100% local e inédita. Nesta edição 2023, o evento estará nos bairros da capital, de leste a oeste da cidade. Serão quatro noites de muita festa para toda a família entre os dias 18 e 21, em pontos estratégicos da cidade.
Conheça os 27 blocos que vão agitar as noites de folia na cidade
PET E KIDS - A ideia do Bloquinho Pet e Kids do Caramelo surgiu durante a pandemia, quando as famílias se encontravam na Praça do Bairro dos Estados buscando diversão para as famílias e seus bichinhos. Idealizado pelas publicitárias Lidiane Santos e Mira Sarmento, a proposta é valorizar a cultura do carnaval e unir as famílias e seus pets.
O Bloquinho vai pra rua no dia 19, às 17h, iniciando a brincadeira na Praça Central do Bairro dos Estados até a Chico do Carneiro. Os abadás podem ser adquiridos na Pompet PetStore, que fica na Ville Roy, 3681 – bairro Canarinho. Parte da venda dos abadás será revertida para ajudar instituições e pessoas que ajudam no resgate de animais em maus tratos. Mais informações: (95)98117-9224.
GIGANTES DA FOLIA - Fundado em 2019, o Bloco Gigantes da Folia foi criado por um grupo de amigos, torcedores do Vasco da Gama, que tinham o costume de se reunir para assistir às partidas de futebol. O nome foi escolhido em alusão ao apelido do time, que devido a localização da sede, era chamado de Gigantes da Colina.
Embalados pela música de autoria de Ernildo Rodrigues, feita especialmente para o bloco, entre outros ritmos, este ano, os integrantes vão para a avenida Ville Roy, nos dias 18 e 19 com o tema “Saúde e Alegria”. Mais informações: 99144.9351 - Jeferson Barreto, fundador do bloco.
ANJOS FOLIÕES - O bloco Anjos Foliões surgiu em 2018 com a intenção de mostrar que o Carnaval é para todos, independente de suas limitações. Atualmente, a associação Amar Down, de pais e familiares de pessoas com Síndrome de Down, está à frente do bloco, mas pessoas com qualquer tipo de deficiência podem se tornar integrantes.
A escolha do nome tem o intuito de mostrar que as pessoas com deficiência emanam luz por onde passam. É essa luz que o grupo vai espalhar pelo circuito do bloco no dia 20 de fevereiro, na Avenida Ville Roy. Mais informações: 991124727.
BEIJO BOM – O Bloco, fundado em 2022, ainda no período de isolamento do COVID-19 trará o tema ‘Beijofolia’, levando entretenimento aos foliões na terça-feira, 21, no Palco Aderval Rocha. O nome do bloco faz referência aos solteirões e casais apaixonados que aproveitam a folia para ‘beijarem muuuuito’. Mais informações: (95) 991287227 ou (95) 981036545.
CORAÇÃO FOLIA – Fundado em 2004, o Bloco Coração Folia já é anfitrião no carnaval da Prefeitura, tendo participado de cinco edições. O grupo foi pioneiro no formato bloco de rua e tem como símbolo um chapéu de palha, fazendo referência ao seu público-alvo, os quadrilheiros. O Bloco Coração Folia se apresenta no dia 21 de fevereiro, no Palco Aderval Rocha, bairro Pintolândia. A participação é gratuita. Mais informações: (95) 99151-1722.
BLOCO DA CARRETINHA – O Bloco da Carretinha, fundado em dezembro de 2022, possui duas propostas. Um para adultos e outro infantil, intitulado “Bloco da Carretinha Infantil da Duda”. Para os ‘crescidinhos’ a folia será no dia 21, na Avenida Villeroy e para o público infantil, a apresentação ocorre dia 19, na Praça Chico do Carneiro, Bairro dos Estados.
Este, em especial, contará com a participação de personagens como homem-aranha, Emília, Mickey Mouse, além de um cachorro e um gato gigante. Isso porque no mesmo local o ‘Bloquinho Pet & Kids do Caramelo’ estreia nas ruas, levando a família, criançada e seus bichinhos de estimação. Mais informações: (95) 99164-1635.
BLOCO DO TEPEQUÉM - Criado em 2014 pelo artista aderecista Tom Prestes, o Bloco do Tepequém carrega em seu símbolo um diamante, além das cores amarelo e laranja (representando fogo) em referência a lenda do Tepequém. A ideia do bloco é preservar a tradição de carnaval e o samba, considerado patrimônio brasileiro. O grupo tem, ainda, uma proposta inclusiva, recebendo pessoas com deficiência, Plus Size e LGBTQIA+.
O Bloco do Tepequém se apresenta no dia 19 de fevereiro, no Palco Aderval Rocha, no Pintolândia. Mais informações: (95) 991185709 / Instagram @tomprestes
BLOCO CANAIMÉ - Voltando com todo o gás após a pandemia, o Bloco Canaimé promete agitar na Ville Roy, nos dias 18 e 21, a partir das 19h. O grupo foi criado em novembro de 2008, pela família Antony e alguns amigos. Como bloco de rua tradicional o objetivo é animar ainda mais o carnaval boa-vistense e nesta edição 2023, os foliões não vão deixar ninguém parado.
O nome do bloco surgiu da gíria popular “cana e mé”, que vem da bebida. E a ideia do bloco, além de trazer diversão aos foliões, faz diversas ações voltadas ao meio ambiente e também incentiva as pessoas que doarem sangue, ganham descontos na compra dos abadás. Mais informações: (95) 99173-3522 - Rosy Antony
PAÇOCA DA CÚPULA - O Bloco surgiu de festas universitárias em Boa Vista, com a equipe organizadora Cúpula de Eventos, que desde 2019 promove festas no estilo calourada das universidades da capital. O Bloco foi fundado pelos organizadores Luyan Veras e Daniel Fontelles, além de amigos que juntos organizam os eventos.
A proposta do Bloco é unificar o povo universitário aos demais e também agregar para outros tipos de público que queira curtir o estilo de festas universitárias. Os foliões poderão brincar na Paçoca da Cúpula, no dia 18, a partir das 20h até às 23h, no Palco da Prefeitura de Boa Vista, no final da Ville Roy. Mais informações: 95 98113-3808
BLOCO DA FELICIDADE - O próprio nome do Bloco já diz tudo, “Felicidade” e surgiu em 2017, com objetivo de contribuir com a cultura dos Blocos de Carnaval da cidade e levar alegria para os foliões. Em 2023, ele vem com uma mistura de ritmos, tendo como slogan o "Bloco mais Ritmado de BêVê" e se apresentará nos dias 19, com bandas locais no trio elétrico na Avenida Ville Roy.
O bloco foi fundado por um grupo de amigos e o presidente é Ruan Ricardo de Jesus, e seu vice, Williams Roberto Vale da Silva. São mais de seis anos trazendo entretenimento, alegria e diversão nas noites de carnaval em Boa Vista. Além disso, ele vai além da data carnavalesca, pois atua próximo à população, desenvolvendo projetos e ações sociais que buscam promover o bem-estar social do povo roraimense. Mais informações: 95 99162-7546.
DEUSES DA FOLIA - O Bloco surgiu em 2020 e foi fundado pela organizadora Juliana Melo, com um grupo de amigos que tiveram a ideia de montar um bloco livre voltado ao público universitário, para brincar no carnaval. A proposta do Bloco é levar muita folia e diversão no dia 19, na Praça Aderval da Rocha, no bairro Canaã. Por não precisar de abadá, o bloco deixa a imaginação livre para os foliões colocarem uma make bem colorida no rosto, muito gliter, fantasias e pularem muito carnaval. Mais informações: 95 99172-2330
NONA BANANA - Recém-criado, o bloco está em seu primeiro carnaval. O grupo surgiu com uma brincadeira de amigos para se divertirem e foi batizado em homenagem a uma cachaça que leva este nome. A princípio, seria apenas para diversão entre amigos. No entanto, depois de uma conversa, os idealizadores Valmir dos Santos, Judith Oliveira e Alexandre Oliveira decidiram usar o bloco não só para diversão, mas também para desenvolver um trabalho social com Natal solidário e eventos infantis.
O bloco vai cair na folia no domingo, 19, na praça do bairro Nova Cidade e na terça-feira, 21, na Praça Cabos e Soldados no Caranã. Além do abadá, no momento da compra o folião ganha uma garrafa da cachaça Nona Banana. Mais informações: (95) 99110-5291 e (95) 99170-3090.
BLOCO DA MAISENA - O Bloco da Maisena surgiu no carnaval de 2020, como um evento fechado. Foi fundado pela família Soares, como forma de manter a tradição familiar, em que todos os anos iam para as ruas no carnaval do Maranhão e brincavam de jogar maisena nos foliões. Este será o primeiro ano da atração no carnaval de Boa Vista.
A proposta é crescer a cada ano e tornar o bloco uma tradição na cidade, principalmente no bairro Santa Tereza, onde surgiu. A grande atração é o Fofão jogando a maisena nos foliões. Este ano o grupo não confeccionou abadás, para participar basta comparecer fantasiado e curtir a folia de graça. O bloco estará na praça Cabos e Soldados, no Caranã, na segunda-feira, 20. Mais informações: (95)99111-0067.
BLOCO DO TRANSPLANTADO - O Bloco surgiu agora em 2023 com a proposta de incentivar a doação de órgãos. A idealizadora do projeto, Gracielly Mangabeira, informou que a ideia veio de uma experiência pessoal. Em 2022, o esposo dela, Kedson Lira passou por um transplante de coração e vendo a necessidade de divulgar a causa, procuraram a Prefeitura e fizeram a proposta do bloco.
O bloco estará no dia 18, na Praça Cabos e Soldados no Caranã. Os abadás já esgotaram, pois foram adquiridos por meio de patrocínio e doados para os foliões. Mas quem quiser curtir a festa, mesmo sem o abadá, basta comparecer e acompanhar a folia. Mais informações: (95) 98413-2418.
BLOQUINHO DA OUSADIA - Fundado em 2022 por integrantes do grupo de pagode Ousadia na Pegadha. Este ano, pela primeira vez, vai agitar o carnaval de rua em Boa Vista. O nome do bloco é um convite para sempre buscar fazer algo diferente. “Reencontrando os amigos”, foi o tema escolhido com a ideia de compensar os anos em que não foi possível reunir a galera devido a pandemia de Covid 19.
Os integrantes do bloco farão a festa na primeira noite do Carnaval, 18, na Praça Maria da Penha, no Jóquei. O abadá pode ser adquirido através do telefone 981011499.
CÊ TA DENTRO DEIXA - Apaixonados pelo carnaval, quatro irmãos decidiram compartilhar com os vizinhos esse sentimento e fundaram em 2017 o “Cê ta dentro deixa”. O nome foi escolhido para mostrar que o bloco é aberto para todos, que assim como os fundadores gostam da folia e ao longo dos anos foi atraindo mais pessoas.
É na segunda-feira de carnaval, 20 de fevereiro, que eles vão levar toda a alegria para a avenida Ville Roy. Quem quiser brincar junto com esta turma animada pode entrar em contato através do telefone 991612025 e adquirir o abadá.
BLOCO PAPUDINHO - O Bloco foi fundado em 2011 no bairro Alvorada, pelo Sargento Ramos, mais conhecido como “Seu Reis”. Foi ele quem trouxe a ideia do carnaval de rua de São Luiz/MA para Boa Vista, numa época em que o carnaval da cidade era animada com escolas de samba. Ele chamava os moradores para brincarem o período carnavalesco. Seu Reis faleceu em 2018, mas deixou o seu legado.
Os foliões continuaram brincando e pulando no Bloco do Papudinho. E a brincadeira do grupo será no domingo, 19, na Praça Maria da Penha, Jóquei Clube. Mais informações: (95) 9913106454 - diretora do bloco Lury Marama.
BLOCO DO CLIMA - Criado em 2020, pelo empresário Glaycon Ventura, o bloco surgiu por conta da Banda Climatizando, com a proposta de levar alegria para as famílias com muito pagode, axé e swingueira. A turma vai receber os foliões no dia 20, na Praça Maria da Penha, no bairro Jóquei Clube. Mais informações: (95) 99171-0412.
BLOCO DO SERVIDOR - O bloco foi criado em 2018 pela Prefeitura de Boa Vista, por meio do Programa Servidor de Valor. Neste ano, os foliões servidores municipais vão animar a avenida Ville Roy na última noite de carnaval (terça-feira, 21) a partir das 17h.
Para 2023, foram confeccionados 1.000 abadás, porém, o servidor não é obrigado a adquirir o abadá para participar, é só colocar sua fantasia, seus acessórios de carnaval e cair na folia. Para mais informações, os interessados devem procurar o representante do Servidor de Valor, no RH de sua secretaria.
BLOCO FOLIA CAIPIRA - O Bloco foi criado em janeiro de 2022 pelo Grupo Folclórico Quadrilha Zé Monteirão, misturando a cultura carnavalesca com a junina. A proposta é a interação entre integrantes dos grupos folclóricos e o público em geral. A animação será em ritmo de arrasta pé, com músicas de São João.
O bloco se apresenta no dia 18, no Palco Aderval Rocha. O abadá pode ser adquirido por meio das redes sociais da Zé Monteirão. No instagram, o perfil é @zemonteirao, no Facebook é @zeMoonteirao. Mais informações: (95) 99137-3238 e (95) 99134-9881.
MUJICA - O Bloco do Mujica foi criado em meados de 2014 por um grupo de artistas, produtores, jornalistas, ambientalistas, advogados, defensores e tantos outros que, em comum, valorizam o carnaval de rua e acreditam no movimento quanto à política pública.
Mantendo os valores do respeito, igualdade e o amor ao próximo, além da valorização da cultura local, o Bloco do Mujica vai para sua quarta participação no circuito da Prefeitura de Boa Vista, sempre gratuito e sem abadá. A folia do bloco será no dia 18, às 20h, no Palco Aderval da Rocha, e no dia 20, às 18h, na Ville Roy. Mais informações: (95) 98112-8788.
POESKE - O Bloco do Poeske surgiu no Carnaval de 2020, em uma brincadeira feita durante a apresentação do cantor Renato Poeske. Este ano, com o incentivo dos amigos, o Bloco promete levar alegria e diversão aos foliões com a proposta de agregar as tribos dos mais variados estilos, levando o tema “Diversidade”. O bloco vai pra rua no dia 19, na Ville Roy. Os abadás podem ser adquiridos pelo contato (95) 99154-6418.
MAMÃE EU QUERO BRINCAR – Desde 2018, o bloco familiar vem buscando reunir brincantes de todas as idades, mantendo as tradicionais marchinhas como principal carro-chefe da alegria, além de incluir também um pouco de forró, axé e frevo. O que importa é a diversão.
Quem quiser conferir um pouco de toda essa energia, o bloco estará no sábado, 18, na Praça Cabos e Soldados e na terça-feira, 21, na Praça Nova Cidade. E gratuitamente. Ou seja, não precisa de abadá. Basta ir e se divertir. Mais informações: (95)98408-3555.
BLOCO FLA FOLIA – Em Boa Vista, a maior torcida do Brasil tem seus representantes no Carnaval de Boa Vista. Criado em 17 de fevereiro de 2017, quando a folia na capital retomou ao formato de blocos de rua. O Fla Folia tem se tornado uma opção especial para os foliões que optarem brincar sob o manto rubro-negro, mesmo para quem torce para outros times.
A festa do bloco será na terça-feira, 21, na Av. Ville Roy. Mais informações: (95) 98110-4265 ou pelas redes sociais: Facebook (Blocoflafolia) e Instagram (@bloco.fla.folia).
BLOCO DENTE DE LEITE – Para mostrar que o carnaval é uma festa inclusiva, de fato, a Associação Dente de Leite criou esse bloco em 10 de abril de 2004 para integrar crianças e adolescentes com deficiência atendidos pela instituição. A ideia é mostrar que não há espaço para preconceito. Como o tema do carnaval deste ano bem indica: a festa é para todos.
O bloco vai para a avenida no domingo, 19, na Praça Cabos e Soldados. Os abadás são gratuitos para os brincantes com deficiência, de até 14 anos. A partir dessa idade, o valor é de R$ 25. Mais informações: 95 99170-9166 e 98100-9066.
OS BAMBAS NA AVENIDA – E os pais, mães e outros familiares dos assistidos pela Associação Dente do Leite não poderiam ficar de fora da festa e criaram um bloco especial para os adultos também se divertirem. A premissa é a mesma: a alegria é um direito de todos. E para isso, a garantia é de muita marchinha, confete, serpentina e tradição.
A diversão vai acontecer na segunda-feira, 20, na Praça Cabos e Soldados. Mais informações: (95) 99170-9166 e 98100-9066.
BLOCO DO TWITTER – O bloco surgiu em 2019, por um grupo de usuários do aplicativo. De forma gratuita e sem abadá, o grupo incentiva o uso de fantasia entre os foliões. O Bloco do Twitter faz sua estreia no Carnaval de Todos 2023, na terça-feira, 21, no circuito da Av. Ville Roy. Mais informações: (95) 99131-8386
Comentários: