Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil celebra 70 anos de fundação

Fundada em 14 de outubro de 1952, a CNBB congrega os bispos da Igreja Católica no País

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil celebra 70 anos de fundação
Foto reprodução de consolotaamerica.org
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 70 anos de fundação nesta sexta-feira, 14 de outubro, no Auditório São João XXIII, em Brasília. A entidade deu início à celebração do seu ano jubilar ainda em 2021 com o tema “Comunhão, participação e missão” e diversas atividades que comemoram de modo reverente sua trajetória. Este ano, por exemplo, aconteceu o Seminário “CNBB 70 anos”, que reuniu o episcopado brasileiro e convidados para recuperar, de forma online, elementos históricos da entidade. 

Segundo o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebrar a história da CNBB não constitui simples comemoração, mas oportunidade para contemplar o passado: “os desafios vencidos dos que nos precederam na missão de proclamar a Palavra de Deus revigoram sempre e cada vez mais o nosso compromisso de ajudar o Brasil a se tornar mais justo, solidário e fraterno”. 

Como parte desse caminho jubilar, ainda nesta sexta, a CNBB realizou uma Missa em Ação de Graças pelos seus 70 anos no Auditório São João XXIII, localizado na Asa Norte, em Brasília (DF). O local é próximo de onde hoje também funciona o Centro Cultural Missionário, o CCM. Recentemente passou por uma reforma em suas dependências. São duas novas instalações: a Casa Dom Luciano Mendes de Almeida e o Auditório São João XXIII. Esta reinauguração se constitui mais uma oportunidade para celebrar o jubileu da CNBB. 

História

A CNBB foi criada em 14 de outubro de 1952 como instituição permanente que congrega os Bispos da Igreja Católica no País. A reunião de instalação da Conferência Episcopal foi realizada no palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, onde ocorreu também a eleição da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade, constituída por Dom Alfredo Vicente Scherer, Dom Mário de Miranda Vilas Boas e Dom Antônio Morais de Almeida Júnior.

Dom Helder Câmara, então bispo auxiliar do Rio de Janeiro e idealizador da conferência, foi designado secretário-geral, e o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, então arcebispo de São Paulo, foi eleito o primeiro presidente da entidade, função que exerceu por dois mandatos.

A missão da Conferência é que, a exemplo dos Apóstolos, conjuntamente e nos limites do direito, os Bispos exerçam funções pastorais em favor dos fiéis, procurando dinamizar a própria missão evangelizadora.

Episcopado Brasileiro

A Igreja no Brasil possui, atualmente, 318 bispos na ativa e 161 eméritos, totalizando 479 bispos. São membros da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam: bispos diocesanos, bispos auxiliares, bispos titulares e prelados das Igrejas orientais católicas.

FONTE/CRÉDITOS: Adriele Lima - Diocese de Roraima, com informações da CNBB
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)