Neste domingo (19), milhares de fiéis se reuniram no Forródromo do Parque Anauá, em Roraima, para celebrar a festa de Pentecostes. O evento, organizado pela Diocese de Roraima, marcou a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias após a Páscoa, e foi uma preparação para o tricentenário da evangelização católica no estado, que será comemorado em 2025.
A celebração, cujo tema foi “Guiados pelo Espírito Santo, somos igreja em missão a caminho dos 300 anos de Evangelização”, contou com a presença de diversas comunidades urbanas e rurais, incluindo representantes das comunidades indígenas. O bispo diocesano, Dom Evaristo Splenger, presidiu a missa, acompanhado por diversos padres da Diocese. “Nesse dia nós aguardamos aqui e vamos celebrar com as comunidades da nossa Diocese, são mais de quatrocentas e quarenta comunidades. Todo o povo de Deus vem celebrar a alegria do envio para a missão. A igreja nasce missionária e nós somos continuadores dessa missão até o fim dos tempos”, afirmou Dom Evaristo em sua homilia.
Um dos pontos altos do evento foi o gesto concreto de solidariedade, com a coleta de alimentos não perecíveis para ajudar famílias em situação de insegurança alimentar. Terezinha Santin, coordenadora da Pastoral dos Migrantes em Roraima, destacou a importância desse ato: “A celebração de Pentecostes já diz a celebração da comunidade, os apóstolos se reuniam e colocavam tudo em comum para contribuir com a ajuda aos que tinham mais necessidades econômicas. Então a solidariedade ao recolher alimentos está dizendo nosso gesto concreto de solidariedade com as pessoas que necessitam do alimento físico, além do espiritual. É a extensão do amor de Deus de um irmão para com o outro irmão”.
Participação e Fé
A programação do evento começou com apresentações das comunidades, incluindo ensaios de cantos e demonstrações culturais. A missa foi um momento de profunda espiritualidade, com a participação ativa dos fiéis, que trouxeram velas para serem acesas durante a celebração, simbolizando a luz do Espírito Santo.
Entre os participantes, Lúcia, uma administradora de 60 anos, expressou como a celebração fortaleceu sua fé: “Pentecostes é o plano do Espírito Santo descer sobre os apóstolos. Então, a gente busca exatamente esse corpo de Jesus que Ele deu para os apóstolos e para nós também. Todos nós temos um dom, então que Ele possa reforçar esse dom e que a gente se sinta mais fortalecida”.
Transmissão e Inclusão
Para aqueles que não puderam comparecer presencialmente, a Diocese de Roraima garantiu a transmissão ao vivo da celebração pela rádio FM Monte Roraima 107,9, pelo canal da Diocese no YouTube e pelas redes sociais, permitindo que todos os fiéis participassem, mesmo à distância.
Preparação para 2025
A celebração de Pentecostes deste ano foi especialmente significativa, pois também marcou o início da contagem regressiva para os 300 anos de evangelização em Roraima. Dom Evaristo Splenger refletiu sobre a longa história da Igreja na região e os desafios futuros: “Eu sinto um povo muito animado. A nossa igreja tem uma longa história, com muitas congregações, muitas ordens religiosas, padres diocesanos, vindos de vários países e estados do Brasil. Nosso povo hoje é herdeiro dessa grande herança de fé vivenciada e testemunhada aqui. Estamos em preparação para 2025, quando vamos celebrar os 300 anos da evangelização em Roraima, guiados pelo Espírito Santo para a missão”.
Um Futuro de Esperança
A celebração de Pentecostes não só fortaleceu a fé dos participantes, mas também destacou a importância da solidariedade e da preparação contínua para os desafios futuros. "O maior desafio nesse momento certamente é a missão da vida cristã, seja transmitindo a fé às novas gerações, educando para a vida em comunidade. Hoje, somos uma igreja que se aproxima cada vez mais dos jovens, que são o presente e o futuro da nossa igreja", concluiu Dom Evaristo.
Comunidades participantes
- Missão Murupu Baixo e medio e São Marcos
- Paróquia Nossa Senhora Consolata
- Missão Baixo Contigo - Camará
- Área Missionária de Rorainópolis
- Área Missionária de Bonfim
- Missão Raposa
- Área Missionária Sagrado Coração de Jesus
- Missão Catrimani
- Missão Serra da Lua
- Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
- Normandia
- Área Missionária São João Batista
- Área Missionária de Cantá
- Área São Raimundo Nonato
- Paróquia São Mateus
- Paróquia Catedral Cristo Redentor
- Paróquia Santo Antônio de Santana Galvão
Comentários: