O clima natalino está prestes a impulsionar a economia brasileira, conforme indica um levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com os dados, quase 133 milhões de consumidores devem ir às compras de Natal este ano, injetando estimados R$ 74 bilhões no comércio.
Em média, cada consumidor planeja adquirir quatro presentes, com um gasto médio de R$ 138 por item. Roupas, perfumes ou cosméticos, calçados e brinquedos lideram o ranking dos presentes mais desejados para a temporada festiva.
Os principais agraciados serão os filhos, a mãe, o cônjuge e o irmão, demonstrando que o espírito natalino está intrinsecamente ligado à troca de afeto entre familiares. Daniel Sakamoto, gerente executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, destaca a importância dessas relações na escolha dos presentes.
Um dado interessante revelado pela pesquisa é a tendência de um número significativo de brasileiros comprarem presentes para si mesmos. Sakamoto explica que o fenômeno do "consumidor multicanal", que transita entre lojas físicas e virtuais, é cada vez mais comum, demonstrando um comportamento de compra mais dinâmico.
Apesar do crescimento do comércio online, as lojas físicas ainda são as preferidas da maioria dos consumidores. No entanto, entre aqueles que optarão por compras pela internet, os sites internacionais ultrapassam os nacionais, revelando uma preferência por produtos importados.
Os dados também indicam que 27% dos entrevistados que não planejam presentear afirmam não ter dinheiro como principal razão, seguido por 17% que não gostam ou não têm o costume de presentear, e 15% que estão endividados e priorizarão o pagamento de dívidas neste Natal.
Com o otimismo em alta e a expectativa de um Natal movimentado nas lojas, o comércio aguarda ansiosamente por um impulso financeiro que contribuirá para o aquecimento da economia brasileira neste fim de ano.
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