O evento iniciou na manhã desta quinta-feira e se estenderá até a tarde de sexta-feira, 17.
“São dois dias de oficinas, palestras, exposições, atividades culturais e mesas redondas. Nosso objetivo é envolver a escola de Lethem, na Guiana, com o Colégio Aldébaro Alcântara em uma ação de integração”, disse o coordenador do projeto, professor Paulo Andrade.
Este ano, além das escolas de fronteira, incluindo a José Aldebáro de Alcântara e a Saint Ignatius (Lethem), estão participando acadêmicos da UFAM (Universidade Federal do Amazônas) e agentes do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima).
A programação segue até esta sexta-feira, com diversas atividades.
Na manhã desta quinta-feira, teve início a abertura oficial do evento. Os grupos da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e da UFAM se deslocaram para a escola Saint Ignatius, onde os participantes foram distribuídos para as diversas atividades propostas na programação.
Durante a tarde, os trabalhos serão reabertos, seguidos pela distribuição das turmas. As exposições, oficinas e palestras continuam incluindo a exibição do curta-metragem “Amazad” com a presença da roteirista Jama Wapixana Peres.
Durante a noite, os trabalhos serão abertos sobre a “promoção dos direitos humanos na educação”, ministrada pela professora Dra. France Rodrigues e Dra. Mariana Pereira, ambas da UFRR.
O segundo dia, 17, inicia com a palestra “A importância da prevenção e combate a incêndios florestais”, conduzida por um analista ambiental da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e, em seguida, haverá demonstração de experimentos na área de química com atividades lúdicas, proporcionadas pelo grupo “Química na Praça”, da UFAM.
Temas como música, prevenção a gravidez na adolescência, desenhos 3D e a inserção das mulheres nas ciências exatas também serão abordados no encontro.
O Sebrae-RR realizará a palestra sobre “Introdução ao Marketing Digital”. Da Universidade Federal do Tocantins, a Professora Dra. Noeci ministrará uma oficina sobre Patrimônio Material. O Coral Madrigal realizará intervenções culturais durante o dia.
Comentários: