Retomadas no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) em setembro deste ano, as cirurgias reparadoras são procedimentos que vão além da estética. O serviço é bastante solicitado por pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica, um método menos invasivo para pacientes com obesidade grave.
“A cirurgia reparadora não está envolvida apenas no aspecto pós-operatório, mas também leva em consideração a questão da saúde pública. Os pacientes que se submetem ao procedimento têm sua autoestima resgatada e, posteriormente, conseguem ter uma melhoria na saúde mental”, destacou o cirurgião-geral da unidade, Elias Carvalho.
Quanto ao pós-operatório, o especialista explica que são tomadas as mesmas medidas de uma operação comum, com vistas para a potencialização de resultados, garantindo a pronta recuperação do paciente.
“Nesse pós-operatório, os pacientes são submetidos a sessões de drenagem. Isso ocorre uns dois dias após o procedimento cirúrgico e são entre 10 a 15 sessões. A técnica que usamos não utiliza dreno e as chances de abertura de feridas ou acúmulo de líquido são mínimas, o que reduz os riscos de infecção”, completou.
Além do uso de medicamentos, é necessário ainda que o paciente siga todas as orientações médicas no que diz respeito a repouso e cuidado básicos, como uso da cinta ou sutiã pós-cirúrgico, a não exposição aos raios solares, ingestão de água e alimentação saudável.
A paciente Greice Terra passou pelo procedimento e hoje conta como felicidade os benefícios que tem sentido no dia a dia.
“Fiz a cirurgia e recebi alta em menos de 24 horas. Me sinto maravilhosamente bem. Tenho mantido meu foco [nas orientações médicas] e a minha recuperação está sendo fantástica. Agradeço a todos os envolvidos, que se empenharam muito para a realização dessa cirurgia. Eles me tratam bem na sala do centro cirúrgico Todo o HGR está de parabéns, o tratamento foi VIP e fiquei muito encantada”, salientou.
Comentários: