Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Cirurgias bariátricas são retomadas no HGR

A expectativa é de que sejam atendidos pacientes com obesidade grau 3

Cirurgias bariátricas são retomadas no HGR
Neto Figueredo
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Suspensas desde 2017, as cirurgias bariátricas voltam a ser realizadas no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).  O procedimento que marcou o retorno da especialidade ocorreu na noite desta segunda-feira, 12.

A diretora do HGR, Patrícia Renovato, falou sobre a importância de o procedimento voltar a ser feito no estado.

“O HGR é o único hospital do estado especializado para realizar o atendimento bariátrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a expectativa é de que sejam atendidos os pacientes com obesidade grau 3, provenientes do ambulatório do Coronel Mota”, disse.

O PROCEDIMENTO

De acordo com o coordenador do serviço de cirurgia bariátrica do HGR, Gláucio Carneiro, a cirurgia foi realizada por meio de videolaparoscopia, método moderno e com eficácia comprovada cientificamente.

“Estamos voltando a fazer o procedimento, com material e equipamento de ponta, oferecendo o melhor para os pacientes. É uma alegria imensa para todo mundo, não só para o paciente, como para toda a equipe, porque agora sabemos que vamos começar a tratar essa complexa doença”, frisou.

O cirurgião ressalta sobre os cuidados que o paciente deverá ter antes e após o procedimento.

“De forma geral, o paciente crê que a cirurgia bariátrica é uma pílula mágica que vai solucionar todos os problemas da vida dele. Infelizmente não é só isso. Ele [paciente] tem que aderir a um processo para estar apto ao procedimento. Após a cirurgia, os cuidados são eternos, precisa seguir o protocolo dietético, aderir a exercícios físicos e ter ciência que a obesidade não tem cura, e seus cuidados após a cirurgias são eternos”, completou.

O primeiro paciente a ser atendido na retomada deste tipo de procedimento foi o professor Helder Barros, de 57 anos. Ele relatou como foi a espera pela cirurgia.

“Para mim, essa cirurgia vai ser libertação e uma segunda chance, porque vou deixar de ser diabético, ter pressão alta e voltar a ter mobilidade, uma coisa que me restringi um pouco, pela obesidade”, declarou.

O professor relatou ainda que, com a realização do procedimento, a vontade agora é voltar a ter uma rotina mais tranquila e com qualidade de vida.

“Vou voltar a dar minhas aulas com bastante dinâmica, retornar a dar aulas de judô para crianças especiais. Estar realizando essa cirurgia hoje, é uma segunda oportunidade que Deus está me dando”, enfatizou Barros.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)