A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Normandia, iniciou as festividades da padroeira na última sexta-feira (07). O Círio de Nazaré é comemorado pela população local com muita devoção.
Os fiéis iniciaram a festa com a descida da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, do Morro do Cruzeiro, onde tem uma pequena capela. O Morro do Cruzeiro foi intitulado assim para que existisse um local de peregrinação dos fiéis de Nossa Senhora. Todos os anos, no Círio de Nazaré, alguns devotos sobem o morro e buscam a santa para que seja realizada a procissão pelo município de Normandia.
Após a pequena trilha, todos seguiram em procissão pelas ruas do município até a Igreja. O pároco, padre Gabriel Oloo, missionário da Consolata, fala que o Círio é o momento de renovação da esperança. “É um momento de oração, espiritualidade e de renovar a esperança em Deus. É, também, o momento de pedir saúde à nossa mãe, Maria, para que interceda por nós”, disse o padre.
Esse ano o tema da 66º edição do Círio em Normandia é “Maria de Nazaré, Mãe e Mestra das virtudes”, que conforme padre Gabriel, é “aquela que nos ensina o caminho da virtude, aquela que nos ensina para seguir o caminho certo, nos livrando do caminho do mal”.
A devoção à Nossa Senhora de Nazaré é tanta que envolve até as crianças. Júlia, de 9 anos, gosta desse momento de celebração para cantar. “Já faz um tempo que eu estou aqui na Igreja e essa foi minha segunda vez cantando aqui. Eu gosto de cantar”, disse a pequenina que também rezou um mistério do terço durante a procissão.
Já para a Ana Valentina, 9 anos, o Círio porque pode ficar junto de Deus. “Faz tempo que eu estou aqui na Igreja. Eu faço catequese aqui e é muito legal o Círio porque são nove noites, que para mim, é como ficar junto com Deus”, explicou Ana.
Segundo a irmã missionária da Consolata, Ana Angélica, o Círio é uma oportunidade de movimentar os fiéis e despertar a fé. “O objetivo dessa animação, de toda essa preparação, é despertar a fé e a perseverança na caminhada cristã. Também, envolve a parte social, que tem uma finalidade para a formação para a própria igreja”, disse a irmã que mora há quatro anos no município.
Durante nove dias, os devotos estarão reunidos para rezar a novena, seguida da Santa Missa e um bingo. A programação encerra no próximo sábado (15) com a tradicional procissão pela cidade de Normandia, além da Missa e do festejo.
Comentários: