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Ciclistas poderão contribuir com sugestões ao Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista

Por meio da Pesquisa Origem-Destino (OD), o município busca identificar os trajetos mais utilizados, com foco nas ciclovias já existentes

Ciclistas poderão contribuir com sugestões ao Plano de Mobilidade Urbana de Boa Vista
FOTOS: Welika Matos 
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A prefeitura está elaborando o primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Boa Vista. Como parte desse processo, entre os dias 27 de maio e 14 de julho, o município fará a Pesquisa Origem-Destino (OD) com ciclistas em 31 pontos da cidade a fim de construir um diagnóstico sobre o tráfego na capital e propor melhorias à malha cicloviária.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para o planejamento da mobilidade urbana. Através da coleta de dados sobre os deslocamentos das pessoas, como origem, destino, horário, meio de transporte utilizado e motivo da viagem, a pesquisa fornecerá informações valiosas para construção de novas ciclovias e a melhoria das já existentes, bem como implementar medidas para melhorar a segurança dos ciclistas.

Nas entrevistas, os pesquisadores irão levantar alguns dados como o tipo de bicicleta utilizado, motivo dos deslocamentos e integração do veículo com o transporte público. Além disso, também irão fazer perguntas sobre a percepção de conforto e segurança durante iluminação pública, arborização e conforto térmico.

“O objetivo dessa pesquisa é identificar os trajetos mais utilizados pelos ciclistas, com foco nas ciclovias já existentes e em áreas com projetos de ampliação da malha cicloviária. Isso permitirá à prefeitura garantir maior fluidez, segurança e conforto para os ciclistas”, explicou o membro do comitê gestor do PMUS, o arquiteto e urbanista Ricardo Freitas.

Os pesquisadores seguirão o formulário como roteiro de questionamentos para coleta das informações necessárias, estarão devidamente identificados com farda e crachá. Eles poderão ser identificados pela camiseta com a identidade visual do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável na frente. Na parte de trás, estarão o brasão da Prefeitura de Boa Vista e a logo da Certare Engenharia, empresa que prestará consultoria para o município durante todo o processo.

 

Confira os pontos onde a pesquisa será feita

  • Ponto 1 - Cruzamento - R. Mte. Albano x Av. dos Bandeirantes
  • Ponto 2 - Av. Felinto Barbosa Monteiro
  • Ponto 3 - Instituto Federeal - Campus Boa Vista
  • Ponto 4 - Av. Brigadeiro Eduardo Gomes
  • Ponto 5 - Av Glaycon de Paiva
  • Ponto 6 - Av. Cap. Ene Garcês
  • Ponto 7 - Av. Princesa Isabel
  • Ponto 8 - Parque Rio Branco
  • Ponto 9 - CIPTUR - Av. das Águias
  • Ponto 10 - Av. João de Alencar x R. Yeyê Coelho
  • Ponto 11 - Av. Minas Gerais x Av. Amazonas
  • Ponto 12 - Estádio Canarinho
  • Ponto 13 - R. Belo Horizonte
  • Ponto 14 - R. Expedito Francisco da Silva
  • Ponto 15 - Av. General Ataíde Teive
  • Ponto 16 - R. Francisco Anacleto da Silva
  • Ponto 17 - Entrada - Cidade Satélite
  • Ponto 18 - Av. Carlos Pereira de Melo
  • Ponto 19 - Av. Centenário
  • Ponto 20 - R. Hélio Pinto Pinheiro
  • Ponto 21 - Av. Gen. Bento Gonçalve
  • Ponto 22 - Av. Gal Ataíde Teive x Av. Nossa Sra. De Nazaré
  • Ponto 23 - Praça Cidade Satélite - R. Capela
  • Ponto 24 - Rotatória - Av. Consolação de Matos x Av. da Terra
  • Ponto 25 - Alameda Antares x Av. Parimé Brasil
  • Ponto 26 - Pátio Roraiama
  • Ponto 27 - Av. Gal Ataíde Teive x Av. São Joaquim
  • Ponto 28 - R. Carmelo - Parque Germano Augusto Sampaio
  • Ponto 29 - Av. Sol Nascente x R. Estrela D'álva
  • Ponto 30 - Ent. UFRR - Av. Nova Iorque
  • Ponto 31 - Av. Roma x R. Rio Ajarani

 

Próximas pesquisas irão contemplar pedestres, transporte de cargas e motoristas de carro e moto 

Além dos ciclistas, o plano de mobilidade urbana também incluirá pesquisas com pedestres e usuários de outros meios de transporte, como transporte público, transporte individual como carros e motocicletas, bem como transporte de cargas.

“Essas pesquisas fazem parte do diagnóstico da nossa cidade em relação à mobilidade. Temos que entender que a mobilidade não está vinculada apenas aos sistemas de ônibus, lotação ou transporte individual de passageiros. Ela inclui todos os meios de transporte”, destacou Freitas.

 

FONTE/CRÉDITOS: Por Isaque Santiago
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