As Forças Armadas, no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, destacaram uma aeronave para transporte de comitiva de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, em visita técnica à comunidade de Surucucu, nas Terras Indígenas Yanomami (TIY).
A equipe do Governo Federal pôde verificar in loco a estrutura organizada no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, a fim de prestar o apoio humanitário às comunidades indígenas da região e conduzir as ações repressivas de combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais.
Durante a visita, a comitiva pôde acompanhar o pronto atendimento, de médico militar das Forças Armadas, a uma criança indígena atacada por animal peçonhento em Surucucu.
Membro da comitiva, o Diretor de Auditoria em Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, Cássio Mendes, órgão que tem como atribuição institucional avaliar a execução das políticas públicas implementadas pelo Poder Executivo, relatou: “Com uma oportunidade como essa visita, sem dúvida adquirimos um conhecimento impossível de se obter à distância”.
“O que mais chamou minha atenção na visita foi a complexidade logística envolvida para garantir a presença do Estado Brasileiro em uma região tão remota, bem como o atendimento de saúde aos povos Yanomami”, completou o Diretor da CGU.
Comentários: