A Secretaria de Saúde (Sesau), vai reforçar as suas ações junto às mulheres com a finalidade de reforçar a prevenção contra o câncer de mama. O Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1632, bairro Aparecida, realizará atendimento estendido para o rastreio do câncer de mama.
Serão 50 vagas diárias com mastologistas e ginecologistas, além de oferta de exames de mamografia nos turnos matutino, vespertino e noturno. A diretora-geral do Centro de Referência, Marília Pinto, destacou os atendimentos.
“Aumentos as ofertas de exames de mamografia e estendemos neste mês de outubro os exames para o horário noturno. Também colocamos alguns médicos, ginecologistas e mastologistas à disposição de mulheres que não são usuárias dos nossos serviços, mas que possuem alguma queixa relacionada à mama”, destacou.
Conforme a diretora, o diagnóstico precoce da doença ajuda a ampliar de forma positiva a respostas terapêuticas durante o tratamento, aumentando as chances de cura em mais de 90%.
Para isso, é necessário que a paciente esteja atenta a qualquer sinal de alteração na mama, como surgimento de caroço, espessamento da pele na região mamária, vermelhidão, descarga papilar, entre outros.
“O Centro de Referência possui o mamógrafo digital bastante completo e sensível, e nós realizamos mamografias durante todo ano. Neste ano estamos intensificando e conscientizando as pacientes que estão vindo à procura de outros serviços aqui na unidade, e sobre a necessidade desse cuidado a partir dos 40 anos”, reforçou Marília.
ORIENTANDO A PACIENTE
Durante este mês, a equipe multiprofissional da unidade realizará palestras de conscientização nas salas de espera. A assistente social Danuza Assunção ressalta a importância da atividade.
“Montamos várias equipes para fazer uma atividade diferente a cada dia, buscando a sensibilização das mulheres na detecção do câncer precoce de mama, porque vamos priorizar a informação”, completou.
A servidora pública Stefany Mambaru foi até a unidade para marcar uma consulta para a irmã. Ela afirmou que a iniciativa do Centro de realizar atendimentos noturnos é muito oportuna e interessante, além de dar maior conforto e tranquilidade para as pacientes.
“O Centro de Referência é bem equipado para que as mulheres possam se cuidar, e abriram mais vagas à noite. Isso é muito importante, porque tem mulheres que trabalham pela manhã e à tarde e só têm a noite para fazer algumas coisas”, disse.
Comentários: