Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Cultura

CCJuv oferta artes marciais que ajudam no desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes

Aulas de caratê e jiu-jitsu ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h e das 10h às 11h30

CCJuv oferta artes marciais que ajudam no desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes
Fotos: Marley Lima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativas de Roraima (ALE-RR), por meio do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), polo Pedra Pintada, oferta gratuitamente aulas de caratê e jiu-jitsu, duas artes marciais de origem oriental, que, além de defesa pessoal, trabalham o caráter, respeito, disciplina, coordenação motora, concentração e demais habilidades.

O CCJuv é dividido entre os polos Buritis, MT Arena, Hélio Campos e Pedra Pintada, que ofertam balé, breakdance, capoeira, coral, futebol, ginástica rítmica, jiu-jitsu, judô, caratê, k-pop, teatro, teclado, treinamento funcional, violão e zumba.

Interessados em se matricular podem colocar o nome na lista de espera. Basta entrar em contato pelo número (95) 99112-4247 ou presencialmente na sede principal, que fica na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações estão disponíveis no link https://al.rr.leg.br/centro-de-convivencia-da-juventude/

As unidades atendem a várias faixas etárias. O treinamento funcional e a zumba são voltados para pessoas acima de 18 anos. No balé, por exemplo, pode se matricular quem tem entre 5 e 17 anos de idade. Já as demais modalidades, vão da faixa etária a partir de 6 até 17 anos.

As aulas de caratê e jiu-jitsu ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h e das 10h às 11h30, respectivamente. O polo está localizado na Avenida Diamante, 1227, bairro Pedra Pintada. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30.

 ESPORTE E MUDANÇA

Praticar algum esporte relacionado à luta e defesa era a vontade da estudante Gabriely Mijares, de 18 anos. "Eu ia à escola, voltava para casa e ficava sem fazer nada. Então pedi para minha mãe me inscrever aqui no polo, e ela me colocou no caratê e no jiu-jitsu", relembra.

A jovem contou que houve algumas mudanças no polo e optou por ficar somente no caratê, por causa da disciplina e do “nervosismo” que a modalidade oferece com relação às participações em campeonatos. Há um ano e meio na unidade, atualmente, Gabrielys é faixa vermelha.

"O programa é ótimo. O que eu mais gosto é a parte que o nosso sensei [professor] ensina a aplicação do kata e kumite. O kata tem a ver com sequências de defesa e ataque, simulando uma luta imaginária. Já o kumite é a luta em si, entre dois alunos, que treinam para ganhar em primeiro lugar, marcando pontos por golpes na cabeça, nas costas ou alguns chutes também", explicou.

Ao contrário da veterana, Antonni Gabriel Viana Costa, de 10 anos, ainda é iniciante no jiu-jitsu. Ele seria matriculado no futebol, mas desistiu da modalidade no dia da matrícula.

“Na hora em que eu vi meus amigos treinando, eu senti vontade também. Daí, falei para minha mãe que queria fazer essa arte marcial. Estou achando muito bom e o golpe que eu mais gosto de fazer é o de rolamento”, destacou. Treinando há apenas um mês, ele afirma que pretende fazer o esporte por muitos anos ainda. “Sim, vou ficar até enquanto puder”, disse.

O professor de jiu-jitsu Alberto Mucajá detalha que a opção traz inúmeros benefícios para as crianças, principalmente, no desenvolvimento corporal e mental.

“Esse esporte auxilia não somente no fator físico, mas, no psicológico, como na questão do temperamento e do controle emocional. Isso ajuda porque trabalhamos com crianças ainda pequenas e, realmente, todas as atividades físicas são benéficas a elas. Aqui, inicialmente, ensinamos o básico, como a questão do rolamento, de saber como cair, o ‘ABC’ do jiu-jitsu, que é uma luta de solo [chão]. Então você tem que se propor a saber como é a mobilidade no solo”, concluiu.  

 

Pedra Pintada

O polo Pedra Pintada atende cerca de 340 alunos, entre crianças de 5 anos, adolescentes de 17 e adultos. A unidade oferta balé, capoeira, futebol, jiu-jitsu e caratê, pela manhã e tarde, e zumba, à noite.

“Nosso polo atende mais moradores do próprio bairro, do Said Salomão e Monte Cristo, mas temos também alunos do Cidade Satélite e outras localidades próximas. As modalidades ocorrem aqui dentro, mas para o futebol, como não temos no polo, usamos um campinho externo próximo. Para os pais ou responsáveis matricularem as crianças no nosso polo, elas têm que estar devidamente matriculadas na escola. Os interessados podem vir aqui, que a gente informa quais são os documentos necessários e fazemos a inscrição do aluno. É bem simples e rápido”, informou o coordenador do polo, Anderson Felipe Souza.

 

 

 

 

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)