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Cartilha ensina alunos de escolas públicas a acessar programas sociais

Inicitiva do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, núcleo de pesquisa do IESP-UERJ

Cartilha ensina alunos de escolas públicas a acessar programas sociais
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O Brasil tem várias políticas voltadas para o ingresso e permanência no ensino superior de estudantes negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências, pessoas trans, entre outros grupos.

Para orientar alunos de escolas públicas a como se beneficiarem desses programas, o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa, núcleo de pesquisa do IESP-UERJ, criou uma cartilha gratuita que está acessível na internet.

João Feres Jr, coordenador do grupo de estudos, destaca que não há um programa de informação para esses alunos sobre essas políticas e avalia que o sucesso delas também depende muito da qualidade e do acesso a essas informações.

Entre as principais políticas que são explicadas no guia estão as cotas, o Prouni, o FIES e o Programa de Bolsa Permanência. A cartilha destaca a importância do Enem como critério para acesso a diversas oportunidades. E também explica a lei federal de 2012, que criou a obrigatoriedade das cotas nas instituições federais, e seu impacto positivo na diversidade racial e econômica das universidades.

A cartilha traz ainda os avanços em relação à inclusão de pessoas trans e com deficiência no ensino superior.

O guia pode ser acessado no site gemaa.iesp.uerj.br.

FONTE/CRÉDITOS: Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
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