O programa leva atendimento odontológico gratuito para os estudantes da rede pública estadual de ensino da capital e do interior.
A Disau (Divisão de Saúde) da Seed já organizou todo o calendário de atendimento para 2024. Até o final do ano letivo, 21 escolas serão contempladas com o programa (sendo duas por mês e uma escola no mês de dezembro).
A previsão é que 27 mil estudantes sejam atendidos.
Os primeiros a receberem os atendimentos em 2024 são os alunos do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Maria Sônia de Brito Oliva, no bairro Pintolândia. A carreta odontológica permanecerá na unidade de ensino de 5 a 23 de fevereiro.
Na sequência, a carreta móvel segue para o CEM Conceição da Costa e Silva, localizado no bairro Jardim Equatorial, e realiza os atendimentos de 26 de fevereiro a 8 de março.
“Para participar, os alunos levarão uma autorização e um questionário para casa para preenchimento pelos pais ou responsáveis. A equipe organizará o atendimento, por turma enquanto a carreta estiver na unidade escolar”, explicou o chefe da Divisão de Saúde, Izerbledison Franco.
INTERIOR
No interior do Estado, outra unidade móvel odontológica, com quatro consultórios percorrerá inicialmente o município de Caracaraí atendendo a Escola Estadual Roraima, localizada na Vila Petrolina.
E seguida, a carreta segue para a sede do município de Iracema e atenderá aos alunos do CEM Dom Pedro II. Posteriormente, em Mucajaí serão atendidos os estudantes do CEM Maria Mariselma de Oliveira Cruz, a EMTI (Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral) Padre José Monticone e Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima.
SORRISO É ARTE
O programa Sorriso é Arte é uma ação voltada à saúde bucal, e leva atendimento odontológico gratuito aos estudantes da rede pública estadual de ensino, por meio de uma carreta móvel itinerante. A carreta é equipada com oito gabinetes odontológicos que podem ser utilizados para atendimentos simultâneos.
No ano passado, 14,5 mil alunos de 46 escolas localizadas em boa vista, interior e comunidades indígenas receberam atendimentos odontológicos. Foram realizados mais de 82,2 mil procedimentos. O programa iniciou em novembro de 2022 e nos dois primeiros meses de funcionamento, foram contabilizados 1.757 atendimentos e 7.948 procedimentos.
Comentários: