Gibi “Super Orinoco - Vamos nos proteger!” faz parte das ações educativas do projeto Orinoco: águas que atravessam fronteiras, e teve seu lançamento na manhã desta sexta-feira, 5, em Boa vista e em Pacaraima, no dia mundial de higienização das mãos.
A revista em quadrinhos, idealizada pelo setor de educação do projeto Orinoco, foi escrita nas versões em português e em espanhol.
Jimena Herrera, coordenadora local de WASH do projeto Orinoco em Roraima, explica que o objetivo da publicação é incentivar a leitura entre as crianças e as boas práticas de higiene.
“Queremos levar a mensagem que através da adequada lavagem de mãos, todos podemos ser super heróis, pois dessa forma podemos prevenir doenças. Esperamos que através destas iniciativas consigamos alcançar o maior número possível de crianças e adultos para continuar contribuindo na melhora da qualidade de vida das pessoas”, comentou a coordenadora.
WASH é a sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene, três direitos humanos fundamentais promovidos pela iniciativa.
Além da leitura coletiva com as crianças migrantes e refugiadas atendidas pelo projeto, a programação contou com a distribuição dos gibis para a comunidade presente e a apresentação teatral com as personagens da revista em quadrinhos.
Sempre usando máscara e com poderes de bolhas de água e sabão, a Super Orinoco ajuda crianças a se protegerem contra os ataques do Senhor Vírus e do Senhor Bactéria. E esse é o personagem da Maria Mariana, assessora técnica de promoção de higiene da Orinoco.
“A super Orinoco é uma personagem Indígena, ela carrega esse nome por causa do Rio Orinoco que é um dos principais rios da Venezuela. E ela traz essa marca de proteger a natureza, de cuidar das águas, de proporcionar uma boa utilização dos recursos hídricos”, comentou Maria Mariana.
ORINOCO
“Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras” é um projeto da Cáritas Brasileira que atua junto à população migrante e refugiada venezuelana na região Norte e Nordeste do país.
Hoje, a iniciativa se encontra em sua terceira fase e alcança cinco estados brasileiros: Acre,Pará, Piauí, Rondônia e Roraima.
A nova etapa, iniciada em outubro de 2021, desenvolve ações de WASH, ligadas na prevenção contra a Covid-19, e inclui o setor de Proteção, com ações voltadas à regularização migratória, enfrentamento à violência de gênero e outras associadas à temática, proporcionando aos mais vulneráveis acesso justo e igualitário a recursos e oportunidades.
A iniciativa recebe apoio do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.
Comentários: