A Cáritas Brasileira anunciou que, a partir desta segunda-feira, 17, não poderá mais garantir a continuidade de dois de seus projetos fundamentais em Roraima: o Sumaúma: Nutrindo Vidas e o Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras. A decisão foi tomada devido à falta de novos aportes financeiros e à escassez de recursos em caixa, impactando diretamente milhares de pessoas que dependem dessas iniciativas.
Desde julho de 2019, o projeto Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras tem sido um pilar essencial para mais de 100 mil pessoas que deixaram a Venezuela em busca de melhores condições de vida no Brasil. Além de atender migrantes recém-chegados e pessoas em situação de deslocamento forçado, o projeto também beneficiou a comunidade brasileira que necessitava dos serviços.
Durante esse período, o projeto registrou 1,1 milhão de acessos às instalações sanitárias e lavou um total de 82 mil quilos de roupas. Somente em 2024, mais de 50 mil pessoas únicas foram atendidas, com uma média de 1 mil acessos diários às instalações sanitárias. O número de acessos repetidos indica que muitas pessoas retornavam mais de uma vez por dia, especialmente nos primeiros dias de janeiro de 2025, diante do crescente número de pessoas cruzando a fronteira terrestre entre Brasil e Venezuela.
Impacto do Projeto Sumaúma
O projeto Sumaúma: Nutrindo Vidas, por sua vez, serviu 1.225.159 refeições prontas entre agosto de 2022 e dezembro de 2024, com uma média de 1.800 refeições por dia. As refeições, quentes e servidas na hora no modelo bandejão, foram cuidadosamente preparadas para respeitar os hábitos alimentares da população atendida. Nesse período, o projeto beneficiou 40.545 pessoas.
Atualmente, 100% dos recursos desses projetos são provenientes dos Estados Unidos. No entanto, a ausência de novos financiamentos e a falta de recursos para manter as operações forçaram a Cáritas a suspender temporariamente essas ações. A instituição ressaltou que a decisão foi tomada com base em seu compromisso com a transparência, ética na gestão e responsabilidade com os beneficiários, parceiros e a sociedade.
A Cáritas Brasileira, que atua em Roraima por meio do Secretariado Nacional e da Cáritas Diocesana de Roraima, reafirmou seu compromisso com a população mais vulnerável e destacou a importância da sociedade civil organizada e dos braços sociais da Igreja para manter a luta pela justiça social e a construção do Bem Viver.
Chamado à Solidariedade
Em meio a este cenário desafiador, a instituição convida a todos a contribuírem com uma campanha de arrecadação espontânea. A Cáritas segue em diálogo com parceiros e doadores, buscando alternativas para retomar o desenvolvimento desses programas essenciais assim que houver segurança financeira.
As doações podem ser feitas através do pix doe@caritas.org.br ou através de transferência bancária na conta do Banco do Brasil, agência: 0452-9 e conta corrente: 53.377-7. Doações internacionais através do IBAN: BR1600000000004520000533777C1 | Swift: BRASBRRJSBO
Comentários: