O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (SINDUSCON-RR) realizou nessa quarta-feira, 18 de setembro, o Encontro de Candidatos à Prefeitura do Município de Boa Vista com a Cadeia Produtiva da Indústria da Construção. Os candidatos Mauro Nakashima (PV), Arthur Henrique (MDB) e Catarina Guerra (UNIÃO) apresentaram plano de governo, propostas voltadas ao segmento da Construção e receberam a Carta da Cadeia Produtiva da Construção Civil, com as principais demandas para o desenvolvimento do setor da construção civil em Boa Vista.
O convite foi enviado para os quatro principais candidatos, todavia o candidato Lincoln Freire (PSOL) justificou sua ausência por motivo inadiável e repentino que surgiu em sua agenda.
A Construção Civil é o setor predominante na capital de Roraima, com 2.137 estabelecimentos e 6.088 do estoque de empregos em junho de 2024. Apesar dessa força, a cidade enfrenta desafios significativos, incluindo um déficit habitacional de 19.550 moradias, que aumentou 18% em 2022, conforme dados da Fundação João Pinheiro.
De acordo com o presidente do SINDUSCON-RR, Clerlânio Holanda, o encontrou foi um momento muito especial para o setor da construção civil de Boa Vista.
“De forma inédita, o SINDUSCON-RR pode receber os candidatos à Prefeitura da nossa capital, que puderam de olho no olho, frente a frente com os empresários, dialogar e receber a nossa carta, com sugestões para que possam implementar nos seus planos de governo e que tudo isso possa se transformar em mais emprego, mais renda e soluções para o Poder Público, com eficiência, e a população fique satisfeita com os serviços públicos, e a parceria público-privada mais fortalecida”, destacou.
CANDIDATOS
Aos candidatos, foi feita a seguinte pergunta: Qual a importância deste encontro da cadeia produtiva da construção civil, promovido pelo SINDUSCON-RR, com os candidatos à Prefeitura de Boa Vista?
Segundo o candidato Mauro Nakashima, setor da construção civil representa um grande percentual da nossa economia, da nossa indústria e da geração de empregos pelo meio privado e também pelo setor público.
“Então, quando se quer fazer a economia crescer ou criar empregos se investe em construção civil, pois é um setor que gera empregos diretos e indiretos, e faz a economia crescer através de outros segmentos. Eu como arquiteto e urbanista, e corretor imobiliário, tenho o prazer de participar deste encontro para trocar ideias, apresentar propostas e tenho certeza que foi bem produtivo”, disse.
O candidato Arthur Henrique ressaltou que o encontro foi extremamente importante para a democracia, pois foi um espaço onde todos puderam expor para os diretores e associados do SINDUSCON-RR – que são empresários de um dos setores mais importantes para o desenvolvimento econômico da cidade, que é a área da construção civil.
“Crescimento de Boa Vista tem sua história atrelada ao desenvolvimento da construção civil, por ser uma das áreas que mais gera empregos dentro de Boa Vista, que é a capital que mais cresce no Brasil em termos de população, então gerar empregos é extremamente importante, além da urbanização e preservação do meio ambiente, que é fundamental para proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas”, pontuou.
Conforme a candidata Catarina Guerra, o plano de governo foi construído escutando as pessoas e o SINDUSCON-RR além de indicar as principais necessidades do setor da construção civil, ainda proporcionou mecanismos de solução para que o próximo chefe do Executivo Municipal possa implementar na gestão.
“O diálogo é uma grande opção para a solução dos problemas existentes na nossa capital Boa Vista e neste encontro podemos ver que o diálogo é uma alternativa de construção também, uma vez que eles apresentam as necessidades e nos dão mecanismos, inclusive, para a solução, para que a gente possa construir ouvindo eles e implementar tudo o que foi sugerido, para garantir o desenvolvimento sustentável e a empregabilidade, gerando a renda que a nossa capital tanto necessita”, afirmou.
Com este encontro, o SINDUSCON-RR reafirma a importância de que sejam cuidadosamente avaliadas e incorporadas ao plano de ação do Executivo Municipal para o mandato de 2025-2028 as propostas indicadas para o desenvolvimento do setor da construção civil de Boa Vista.
A entidade entende que seja essencial estabelecer uma colaboração institucional contínua e desassociada de questões partidárias, baseada na troca de informações e na criação de projetos conjuntos, que beneficiem a iniciativa privada, com ênfase em governança, incentivos para as indústrias locais e parcerias público-privadas que otimizem as ações do Executivo Municipal.
Comentários: