O Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) publicou, nesta terça-feira, 28, edital de convocação de alunos para a efetivação de matrículas no curso Técnico em Magistério Indígena na modalidade subsequente. A formação é resultante de um acordo de cooperação entre o IFRR e a Prefeitura de Normandia. A lista dos convocados pode ser consultada aqui ( https://bonfim.ifrr.edu.br/processo-seletivo/edital-4-2023-dicab-ifrr)
Segundo o edital, as vagas são destinadas aos professores que atuam nas escolas das comunidades indígenas localizadas no Município de Normandia. Sendo de formação de professores indígenas em nível médio e na modalidade técnica, o curso é destinado aos docentes que só têm o ensino médio. Eles irão cursar somente as disciplinas específicas da formação de docentes para atuação na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.
As matrículas devem ser feitas nos dias 2 e 3 de março, das 8h às 12h, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto de Normandia, localizada na Rua João Marisco, 541, Centro. No ato da matrícula, os candidatos convocados têm de apresentar os originais dos seguintes documentos:
- Histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso); ou ainda parecer de equivalência ao ensino médio de estudos da Secretaria Estadual de Educação;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento (frente e verso);
- Documento oficial com foto (RG expedido por secretarias de segurança pública e por comandos militares, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, entre outros)
- Cadastro de Pessoa Física – CPF (frente e verso);
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), frente e verso, se for professor indígena;
- Comprovante de residência no município;
- Título de Eleitor e comprovante de votação ou Certidão de Quitação Eleitoral (frente e verso); e
- Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação (para candidatos do sexo masculino), frente e verso.
A foto para o cadastro será feita no próprio campus, no ato da matrícula.
AULA INAUGURAL – A aula inaugural do curso está prevista para esta sexta-feira, 3, a partir das 8h30. Ela ocorrerá no Ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva, em Normandia. Na solenidade, haverá a palestra “Fundamentos e Princípios da Educação Escolar Indígena”, ministrada pela professora Pierlângela Cunha, diretora-geral do Campus Amajari (CAM). Indígena da etnia wapichana, Pierlangela é graduada em Licenciatura Intercultural pela UFRR e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Ufam. Em 2014, iniciou a carreira de professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Campus Amajari, porém atua no magistério desde 1996.
Militante e defensora dos direitos dos povos indígenas, Pierlângela foi a primeira mulher indígena eleita para a direção-geral de um campus do IFRR. Além da palestra, os formandos, na aula inaugural, contarão com uma apresentação cultural feita pelo grupo de dança Parixara, da Comunidade Bismark.
Ascom/Reitoria
Comentários: