Na programação estão o Programa Desenvolver e a “Capacitação para pais e familiares: por dentro do transtorno do espectro autista”, ações coordenadas pela psicóloga Alizane Ramalho e pela professora Eliana Mendonça.
Ambas as ações têm como objetivo promover o conhecimento sobre a educação de pessoas com TEA, mediante a participação de pais, familiares e de pessoas da comunidade em geral que têm interesse pelo tema, para estimular, por meio de atividades lúdicas, um olhar mais assertivo para a necessidade de pessoas com o transtorno.
Além disso, visam ampliar as possibilidades educativas dos estudantes com TEA; contribuir para um ambiente familiar mais acolhedor; criar espaços de diálogos entre escola e família; sistematizar estratégias pedagógicas e produção de conhecimentos a partir do reconhecimento do potencial formativo dos estudantes com o transtorno; e desenvolver os movimentos das crianças por meio do brincar.
Programa Desenvolver – Ocorrerá no dia 20 de abril, a partir das 17h30, na Praça Velia Coutinho, e contará com a participação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, que, em conjunto com os professores, realizarão diversas atividades lúdicas: jogos, brincadeiras, entre outras.
A professora Eliana Mendonça explica que o Desenvolver é um programa de intervenção de exercícios multimodais por meio da realização de diversas atividades físicas, tais como futebol, handebol, basquete, voleibol, esporte de aventura e atividades sensoriais. “Essas atividades são planejadas para que a criança possa melhorar o desenvolvimento neuropsicomotor. O programa atende tanto crianças típicas como atípicas e, em razão do mês de abril, que é alusivo ao autismo, iremos levar o Desenvolver para a praça com o intuito de oferecer as atividades que a gente realiza no IFRR para a comunidade externa. Então, convidamos todos vocês a lavarem seu filho e/ou filha para participar com a gente desse momento extremamente divertido”, disse.
Capacitação – Já a capacitação será realizada no dia 25 de abril, no auditório do CBV, e contará com palestra de abertura; estudo teórico sobre o TEA; estudo teórico e prático sobre os testes e protocolos de avaliação dos desenvolvimentos motor de escolar; e demonstrações de atividades práticas e lúdicas voltadas para os estudantes com TEA no ambiente familiar.
Os interessados em participar da capacitação devem fazer a inscrição por meio do link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/392/ . As inscrições seguirão abertas até o dia do evento.
Segundo a psicóloga Alizene Ramalho, as capacitações para pais, familiares e profissionais da educação estão dentro das ações do Abril Azul, e têm como objetivo principal disseminar informações e instrumentalização técnica sobre o autismo. “A principal finalidade é facilitar as relações familiares, manejo de crises, bem como reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas autistas. Precisamos ampliar o olhar, sensibilizar e capacitar as pessoas para cuidarem melhor daqueles que sofrem para se adaptarem a uma sociedade construída para pessoas típicas e não para cérebros neurodivergentes”, explicou.
A programação da capacitação inclui as seguintes palestras:
– “O que é autismo: entre a suspeita e o diagnóstico do TEA”, ministrada pelo professor doutor Alexandre Freitas Marchiori, às 14 horas;
– “O papel da família no desenvolvimento motor das crianças e adolescentes”, proferida pela professora doutora Eliana da Silva Coêlho Mendonça, às 14h30;
– “Autismo na adolescência: os desafios de (não) pertencer”, ministrada pela psicóloga Alizane Ramalho, às 15h30; e
– “A intervenção motora antes, durante e após o diagnóstico do TEA: práticas corporais”, proferida pela professora doutora Eliana da Silva Coêlho Mendonça, pelo professor doutor Alexandre Freitas Marchiori e pelo professor mestre Paulo Reinbold, às 16 horas.
Outras ações – Além dessas atividades, o CBV, por intermédio da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Capne), realizou uma campanha de sensibilização sobre o TEA com a “Blitz Informativa”, fazendo a distribuição de material informativo. Também, na tarde desta terça-feira,16, a unidade realizou palestras sobre temáticas relacionadas ao autismo.
A programação desenvolvida pelo CBV tem o apoio do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamar); da União de Pais e Pessoas Autistas de Roraima (UPPA); do Projeto de Ajuda Mútua: cuidando de quem cuida; da Coordenação de Assistência Estudantil (Caes/CBV); da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Capne); e da Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física.
Comentários: