Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Campus avançado de São João da Baliza recebe turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

Tratando da temática da prática docente, a aula ministrada pelo professor Klaus Schlünzen ocorre também em Boa Vista.

Campus avançado de São João da Baliza recebe turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva
CoordCom UFRR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Inaugurado no dia 21 de março, o campus avançado da UFRR em São João da Baliza, sul de Roraima, receberá nesta sexta-feira (04) a aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) oferecida no município.

Com o assunto “Educação inclusiva e prática docente: reflexões sobre os processos formativos”, a aula que ocorre às 10h e será ministrada pelo Coordenador Geral do Programa PROFEI, professor Klaus Schlünzen Junior. Realizado por meio de uma parceria entre PROFEI e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a palestra também será ministrada em Boa Vista, na quinta-feira (03), às 18h, no Salão Nobre da Reitoria, marcando o início das aulas das turmas do PROFEI e PPGE na capital.

Constituído por uma rede nacional de instituições de ensino superior, o mestrado profissional em educação inclusiva (PROFEI) possui uma abordagem interdisciplinar e prática com o objetivo de qualificar professores no âmbito das políticas públicas de inclusão escolar e de uso das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Segundo a coordenadora do PROFEI e professora da UFRR, Karla Vasconcelos, o programa visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação inclusiva no Brasil buscando promover a igualdade de oportunidades e a participação plena de todos os alunos.“O mestrado se justifica pelo aumento cada vez maior de matrículas de pessoas com deficiência na educação básica e superior. Todo esse cenário implica em uma demanda de aprimoramento profissional dos professores e o objetivo do programa é realizar o desenvolvimento desse processo formativo profissional. Com isso, a busca é fazer com que a escola realize metodologias inovadoras voltada para os estudantes do eixo da educação inclusiva e que isso impacte positivamente no cotidiano deles, tanto no contexto social, familiar e profissional”, explica Karla.

A professora Karla também destaca a relevância do PROFEI/UFRR dentro do campus de São João da Baliza. “É trazer a possibilidade da formação continuada e o título de mestre aos professores do sul do estado. A UFRR levará ao campus de Baliza a oportunidade da inclusão escolar, ensinando aos mestrandos as possibilidades do desenvolvimento de caráter social, educacional e nas políticas públicas de inclusão. Isso implica no aprimoramento do atendimento e da inclusão de alunos já que o programa busca desenvolver a construção de ambientes educacionais acolhedores e acessíveis para todos”, afirma a professora da UFRR.

Sobre a aula inaugural e a visita do coordenador geral do PROFEI, o reitor da UFRR, José Geraldo Ticianelli, comenta a importância de as universidades tratarem do assunto inclusão. “A educação inclusiva é um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Formar profissionais capacitados para atender às diversas necessidades educacionais é essencial para garantir que todos tenham acesso a um ensino de qualidade, independente de suas condições ou desafios. É com grande satisfação que destacamos a importância do mestrado em educação inclusiva, especialmente para São João da Baliza. Essa qualificação se torna ainda mais relevante na cidade, pois fortalece a rede de ensino local, promove práticas inovadoras e impacta diretamente a vida de alunos, famílias e educadores”, afirma o reitor.

O vice-reitor da UFRR, Silvestre Lopes da Nobrega, aponta também a ampliação das ofertas de pós-graduação por meio das parcerias em rede com outras instituições de ensino. “Essa aula inaugural do PROFEI demonstra um processo de ampliação da pós-graduação na UFRR através das parcerias em rede. Nós temos tido um avanço significativo por conta dessas parcerias em especial o PROFEI com extensão de vagas para novos processos de interiorização. Além da graduação, estamos levando a pós-graduação para os nossos processos de interiorização e o PROFEI marca essa expansão”, observa Silvestre.

FONTE/CRÉDITOS: CoordCom UFRR
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)